O sistema ISO (International Organization for Standardization) é o conjunto de normas que foi criado em 1947 para certificar organizações de diversos setores ao redor do mundo quanto à qualidade de seus produtos e serviços. No Brasil, são gerenciadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Embora a ISO 9001 seja a mais conhecida, ela não é a única nesse grupo. A ISO 9000, por exemplo, trata dos fundamentos e do vocabulário do Sistema de Gestão de Qualidade, e muitas vezes é utilizada em conjunto com a 9001. Dependendo do segmento de atuação, outras normas também podem ser relevantes.
Além de regulamentações sobre a qualidade, existem diretrizes sobre tecnologia da informação, automóveis, ambiente, segurança e saúde, e segurança alimentar.
De acordo com estatísticas da IRCA e da ISO, em 2013, havia 1,6 milhão de certificados emitidos globalmente. Uma boa porcentagem desses certificados era de organizações e empresas direta ou indiretamente envolvidas no setor de construção.
No setor de construção, o sistema ISO auxilia na qualidade dos processos, buscando a redução de retrabalho e de atrasos e gerando maior economia e organização nas obras.
Sempre que necessário, as normas ISO sofrem atualizações, justamente para se manterem pertinentes no mercado e aos usuários. A ISO 9001 teve sua última revisão em 2015, com algumas mudanças importantes, sobre as quais falaremos a seguir.
A ISO 9001 pode ser aplicada em diversos segmentos, visto que traz uma abordagem global, sem citar mercados específicos. Cada um deles pode apresentar razões diferentes para o seu uso. Aqui, falaremos sobre os três principais motivos para a indústria da construção:
Esse é um elemento crítico nas construções, que costumam envolver diversas empresas em um só canteiro. A ISO 9001 abarca a qualidade das corporações terceirizadas e a escolha delas, já que isso influencia a execução da obra. Nesse quesito, entram os trabalhadores terceirizados e, também, a compra de materiais por fornecedores. Esse controle depende de selecionar os parceiros certos e de uma gestão de pedidos, evitando atrasos e a falta de equipamentos na edificação.
Quando se fala em qualidade, é preciso pensar em melhorias contínuas. O mercado está em constante mudança, e obras com longas durações devem acompanhar essas transformações durante suas realizações. A ISO 9001 traz não só a implementação da qualidade, mas uma abordagem para que ela esteja sempre em avaliação e evolução.
A ISO passou por mudanças em 2015 para se manter relevante diante das transformações do mercado. Para as organizações que já tinham o certificado, o tempo de transição de uma norma para a outra é de três anos. Como a nova ISO 9001 foi publicada em setembro de 2015, o prazo para se adequar às mudanças e manter a certificação de qualidade é setembro de 2018.
Entre as alterações feitas, podemos citar:
Para corporações de construção, uma mudança bastante interessante foi a nova mentalidade com foco na análise de risco. A ideia é prever e agir antecipadamente, sendo mais preventivo do que reativo e diminuindo o retrabalho. Essa nova cultura é beneficiada pelas tecnologias que surgem e ajudam no planejamento das obras.
A respeito do tema, temos um e-book indispensável para quem quer se manter relevante no mercado e trazer as novas tecnologias para suas obras:
Em primeiro lugar, é preciso ter em mente a importância da documentação e de registros essenciais durante a implementação da norma. A gestão de documentos é imprescindível não apenas para esse processo, mas para a manutenção da qualidade como um todo. Sobre o tema, não deixe de ver o webinar que produzimos especificamente sobre como controlar documentos e registros:
É hora de analisar a ISO 9001 e seus requisitos, estudar quais deles se aplicam à empresa e como eles afetarão a atual cultura e administração.
Estes dados podem variar, mas são imprescindíveis para entender as mudanças e avanços. Quais alterações foram significativas? Quais ainda precisam ser trabalhadas? Com dados, o entendimento geral é muito mais fácil. E, embora essa fase esteja mais próxima do fim das etapas, quanto mais informações forem coletadas durante todo o processo, melhor será a análise e mais rico será o panorama final. Geralmente, esses dados são chamados de indicadores de desempenho.
As auditorias internas são importantes, pois são feitas por profissionais já inseridos na cultura da empresa e que conhecem os processos. Essas auditorias precisam ser periódicas e suas análises não podem esconder dados, mesmo quando se tratarem de funcionários da própria corporação, já que é preciso espaço para verificar os erros cometidos até aqui. Muitas vezes, os negócios contam com a ajuda da tecnologia para facilitar esse processo.
Ao falarmos dessa certificação, é preciso citar outras complementares, que também auxiliam na obtenção da ISO 9001:2015. São as seguintes:
Este programa é obrigatório para todas as empresas que possuam um ou mais trabalhadores. Previsto pela norma regulamentadora NR-9, tem como objetivo preservar a saúde e a integridade física dos profissionais empregados. Dentro do PPRA, está a elaboração de um plano de avaliação dos possíveis riscos ambientais aos quais os colaboradores estejam sujeitos no local de trabalho (físicos, químicos, biológicos, acidentais e ergonômicos).
Previsto pela norma regulamentadora NR-7, também é mandatório para todas as empresas que possuam um ou mais trabalhadores. A finalidade do PCMSO é atuar em conjunto com o PPRA, já que garante o acompanhamento dos colaboradores que estejam expostos aos agentes listados acima.
O Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat tem como propósito organizar o setor da construção civil através de ações desenvolvidas pelo Ministério das Cidades. As duas questões principais que o programa aborda são: melhoria da qualidade do habitat e modernização. Ele é responsável pelo controle do regimento SiAC, o Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil.
Não se pode continuar fazendo obras sem preocupar-se com a qualidade, principalmente pela introdução de novas tecnologias a todo momento. Independentemente da área de atuação e do tamanho da empresa, o conhecimento sobre qualidade faz com que as corporações gerem mais resultados e se mantenham competitivas no mercado. Entendeu a importância da ISO 9001 aplicada ao setor de construção? Deixe seu comentário!