Não é segredo que a tecnologia está evoluindo e mudando constantemente o cenário de diferentes indústrias. Essas mudanças vão desde aumentar a eficiência das operações diárias até permitir a produção de novos e mais avançados produtos. Em geral, são as empresas que possuem a habilidade de se adaptar e abraçar avanços tecnológicos que sobrevivem em um meio cada dia mais competitivo, principalmente quando falamos de serviços de construção civil.
Historicamente, algumas áreas da indústria da construção tiveram uma relutância em abraçar as novidades tecnológicas e integrá-las ao seu modelo de negócio. Entretanto, aqueles que se aventuraram por esse caminho enxergaram que investir em tecnologia é uma forma de criar vantagens competitivas, ou seja, para sair na frente da concorrência, as construtoras devem olhar para a tecnologia como um ativo estratégico a longo prazo.
E se você também quer aumentar sua competitividade no mercado de construção, acompanhe o nosso artigo de hoje!
1. Redução de custos nos serviços de construção civil
A redução de custos é o objetivo de qualquer gestor da indústria da construção neste momento. Em um cenário econômico desafiador, essa foi uma das áreas mais afetadas, havendo uma redução considerável da demanda por obras e projetos.
Para se manter competitivo e rentável, empresas da área precisaram ajustar custos e aumentar a eficiência. A melhor forma de fazer isso, sem dúvidas, é investindo em tecnologia.
Atualmente, é possível contar com softwares que facilitam conhecer a produtividade real da mão de obra, avaliar os serviços e analisar seu custo, medir o desempenho das máquinas e equipamentos, e assim poder identificar e quantificar as atividades de fluxo e conversão, otimizando os recursos e reduzindo custos.
2. Otimização do gerenciamento de obras
Qualquer projeto lida com um alto número de informações diariamente. Para complicar, esses dados estão sempre em trânsito entre o canteiro de obras e o escritório de gestão. Por isso, quando lidamos com construções, é preciso conectar de alguma forma o trabalho que é realizado em campo ao escritório, controlando a distribuição de tarefas, os prazos e o orçamento e acompanhando a evolução das etapas de construção para que ela seja entregue dentro dos custos e dos prazos esperados.
A tecnologia ajuda a otimizar esse trabalho, trazendo aos gestores da indústria da construção a oportunidade de ter acesso a informações importantes em tempo real e apoiando a tomada de decisão. Além disso, a mobilidade reduz o tempo de acesso aos dados e possibilita a geração de indicadores de desempenho para otimizar o planejamento estratégico da obra.
3. Aumento da segurança no canteiro
A segurança é extremamente importante e deve ser a prioridade de qualquer gestor envolvido com projetos de construção. Porém, manter uma gestão organizada e proativa da segurança pode não ser tão fácil quanto imaginamos, principalmente sem o auxílio da tecnologia.
Com a ajuda de softwares móveis, é possível fazer um acompanhamento efetivo de questões como reuniões de segurança, documentação dos empregados, utilização de EPIs, além de exames e treinamentos dentro do canteiro de obras. Isso tudo aumenta a segurança do projeto como um todo e dos funcionários que trabalham nele.
4. Melhora no relacionamento com o cliente
O perfil do consumidor mudou. Hoje, ele está muito mais exigente: quer ser bem atendido e ter suas reclamações e solicitações resolvidas o mais rápido possível. Atendê-lo mal pode prejudicar a credibilidade da empresa.
Neste sentido, os softwares voltados a construção permitem que você controle tudo organizadamente, podendo registrar a entrega de chaves de qualquer lugar e a qualquer hora com auxílio da mobilidade.
É possível ainda, otimizar o atendimento ao cliente, utilizando tablets no canteiro de obras que estarão conectados ao escritório para sincronizar, em tempo real, todas as informações sobre assistência técnica. Assim, você conseguirá controlar todo o fluxo de uma solicitação ou reclamação até a sua resolução, apurando custos e possibilitando a melhoria contínua.
5. Maior organização na gestão de documentos
Seus documentos e projetos ainda são controlados manualmente e a papelada envolvida ainda é grande? As aprovações necessárias para o andamento da obra, que dependem da assinatura dos gestores, podem significar atrasos no cronograma inicial do projeto.
Com a tecnologia é possível aumentar a produtividade acabando com a sobrecarga de informações no canteiro de obras, controlar o fluxo de publicações, revisões e aprovações, essencial para uma maior organização na gestão de documentos.
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