3 dicas de como manter o relacionamento com cliente na construção civil

O mercado da construção civil vem ficando cada dia mais competitivo, com as empresas procurando se reinventar e inovar seus processos construtivos o tempo todo. Isso porque os compradores estão cada vez mais exigentes, buscando por empreendimentos de maior qualidade e empresas preocupadas com sua satisfação. Por isso, garantir um bom relacionamento com o cliente é essencial para o sucesso de uma construtora.


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É preciso ter em mente que os clientes são o pilar principal de qualquer empresa, sem eles não há demanda e nem vendas. Sendo assim, todo empreendimento deve ser idealizado tendo como base os desejos e necessidades daqueles que irão comprar e usufruir. Saber exatamente o que os clientes precisam e conseguir suprir de forma efetiva é um grande desafio.

Toda empresa quer expandir seus horizontes e conseguir mais clientes, alcançando maior participação e notoriedade no mercado. Mas, para isso, é preciso se destacar com diferenciais, como a adoção de soluções tecnológicas, trazendo mais qualidade e inovações às construções. Assim, a empresa consegue crescer, aumentar seus lucros e levar seus ideais para novos patamares.

Mas muito além de se preocupar somente com a captação de novos clientes, uma empresa deve focar na fidelização e satisfação dos clientes já conquistados. Isso porque, segundo pesquisa, 89% dos brasileiros acham que a jornada de compra influencia na decisão de compra. Quanto melhor for o relacionamento com o cliente, maior a satisfação..

A importância de um cliente satisfeito

Parece óbvio que manter a satisfação dos clientes é uma maneira de garantir o sucesso a curto prazo dos empreendimentos. Mas, muitos profissionais não entendem realmente a importância de fidelizar os clientes para garantir o sucesso duradouro da empresa. Isso porque clientes que têm boas experiências tendem não só a voltar a comprar novamente empreendimentos da construtora, mas também divulgar para outros possíveis clientes.

Além disso, vale lembrar que clientes insatisfeitos e que não tiveram boas experiências na sua jornada de compra, acabam não comprando mais ou tendo que ser reconquistados. Isso significa que ou o cliente simplesmente deixará de gerar lucros para a empresa, ou que será preciso gastar, às vezes, grandes quantias, para trazer o cliente de volta. Por isso, um cliente satisfeito é um cliente fidelizado.

Além disso, o processo que envolve a captação de mais clientes é geralmente muito mais caro, longo e trabalhoso. Também é importante frisar que clientes novos tendem a pagar menos do que clientes que já conhecem o trabalho da empresa, muito por uma questão de confiança.

Sendo assim, procurar satisfazer os clientes de forma contínua é uma maneira de aumentar a chance de sucesso em novas empreitadas e também de aumentar os lucros. Mas para que isso aconteça é preciso cultivar um bom relacionamento com o cliente. Por isso, conheça algumas dicas para melhorar o relacionamento com os clientes e garantir mais satisfação.

3 dicas para melhorar o relacionamento com os clientes

1. Disponibilize canais de atendimento acessíveis

Para que os clientes sejam ouvidos e que a comunicação seja eficiente, é importante contar com vários canais de atendimento. Cada cliente é único e prefere se comunicar por diferentes meios, por isso a empresa deve conhecer seu público e disponibilizar canais de fácil acesso e que atendam a todos. 

No módulo de Assistência Técnica, do Mobuss Construção, há uma integração com o Whatsapp, meio de comunicação muito usado pelos brasileiros. Assim, os clientes podem abrir suas solicitações de atendimento direto pelo Whatsapp, podendo anexar fotos e vídeos e as informações são atualizadas automaticamente no sistema. 

Dessa forma a comunicação é agilizada e a satisfação do cliente aumenta, já que ele pode utilizar um aplicativo com o qual já está habituado.

2. Conheça bem seus clientes e seus desejos

Para um bom relacionamento com os clientes, o principal é procurar entender a todo momento quais suas necessidades, expectativas e dores. A empresa pode focar em entregar exatamente o que os clientes querem e também em melhorar aquilo que gera insatisfação. 

Uma forma de conhecer melhor os clientes é importante realizar pesquisas para entender quais as características do público alvo da empresa e dos empreendimentos. Além disso, é preciso fazer pesquisas de avaliação constantemente, já que dessa maneira as pessoas podem informar com clareza aquilo que elas pensam sobre a empresa e seus serviços. 

Dessa forma, a empresa consegue criar uma base de dados sobre tudo aquilo que vem trazendo bons resultados e o que precisa ser otimizado. Assim é possível estabelecer metas de melhoria com objetivos previamente estabelecidos.

3. Invista em soluções tecnológicas

Estamos na era da tecnologia, o que significa que os clientes esperam que as empresas se atualizem e apostem em inovação para melhorar seus processos construtivos. 

Investir em tecnologia significa mostrar que a empresa se preocupa em procurar caminhos para a melhoria contínua. Além disso, a tecnologia é uma importante aliada para a melhora na comunicação com os clientes, já que a maioria das pessoas está conectada hoje em dia.

Soluções como softwares de gestão de obras oferecem funcionalidades que permitem melhorar a qualidade, agilizar a construção e melhorar a comunicação com os clientes. 

Tudo isso gera empreendimentos e serviços com níveis maiores de excelência, permitindo entregar além do prometido, trazendo assim maior satisfação e confiabilidade na empresa. Assim, a empresa consegue ter diferenciais e mostrar sua preocupação com os clientes.

Por fim, fica claro que um dos focos principais de qualquer empresa que deseja ter sucesso duradouro no mercado da construção civil, é otimizar o relacionamento com o cliente. Dessa forma, a empresa consegue fidelizar seus clientes e abrir caminho para alcançar ainda mais pessoas. Por isso, comece a investir em soluções para melhorar o atendimento e satisfação de seus clientes.

Agora você já sabe da importância de manter o bom relacionamento com os clientes e também algumas dicas para fazer isso. Mas, se ficou alguma dúvida ou sugestão, comente aqui embaixo. Não esqueça de acompanhar os posts no blog!

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