Como aprimorar a qualidade do empreendimento e evitar reclamações com rachaduras e paredes tortas 

De maneira geral, podemos dizer que a qualidade do empreendimento depende de um bom acabamento, da conformidade com o projeto e da entrega dentro do prazo e orçamento estabelecidos.

Por exemplo, o cliente recebe as chaves do novo apartamento, e todo animado vai conferir o tão sonhado imóvel! Quando chega lá, se defronta com paredes tortas e rachaduras

Desapontamento e indignação se tornam sentimentos canalizados contra o vendedor e/ou construtora. Compreensível, afinal o cliente não deseja apenas um preço agradável, mas também a qualidade do imóvel entregue, não é mesmo?

Neste artigo, traremos algumas soluções que ajudam a evitar as principais reclamações na entrega de chaves: paredes tortas, rachaduras, infiltrações, deslocamentos em fachadas cerâmicas e acústica inadequada.

O que define a qualidade de um empreendimento?

Existem alguns pontos importantes que devem ser vistoriados antes da entrega final e que ajudam a definir a qualidade da obra e a satisfação do cliente. São eles:

Revestimentos e rejuntes

Todos os revestimentos, sejam eles de cerâmica, porcelanato ou de outro material, devem estar em conformidade com o projeto, sem manchas, descolamento ou fissuras.

Além disso, os rejuntes também precisam estar em bom estado, na espessura definida em projeto, com a cor certa, sem trincas ou buracos.

Pisos

Outro ponto crucial na entrega é estar com o piso bem acabado, sem desníveis, defeitos visuais ou inconformidades com os projetos. 

Vale também conferir os rodapés, garantindo que eles estejam alinhados com o piso e em bom estado.

Pintura

A pintura é um dos acabamentos que mais costuma apresentar problemas, por isso é importante garantir, primeiro, que as cores estejam em conformidade com o que foi estabelecido. 

Depois é necessário conferir se não há nenhum problema, como bolhas, descascamento, mofo, escorrimento ou eflorescências. 

Instalações hidráulicas e elétricas

Os componentes de hidráulica e elétrica no geral não ficam visíveis, mas tem um enorme impacto na qualidade do empreendimento, afetando sua funcionalidade e segurança. Por isso, é preciso garantir que tudo esteja funcionando.

Nas instalações hidráulicas, vale atentar ao funcionamento de torneiras e descargas, bem como verificar se há a presença de vazamentos em algum ponto. 

Já nas instalações elétricas devemos garantir que as tomadas estejam funcionando e testar os interruptores para verificar se a iluminação está funcionando.

Qual a importância de aprimorar a qualidade nas construtoras?

Investir na qualidade dos empreendimentos é a melhor maneira de obter a satisfação dos clientes, algo crucial para o sucesso da construtora em um mercado concorrido. 

Assim, entregar obras de qualidade gera fidelização dos clientes e ainda uma possível indicação para outros compradores.

Além disso, garantir a qualidade do empreendimento significa reduzir os custos com retrabalhos e entregar as obras em prazos menores. Dessa forma, é possível inclusive aumentar os lucros.

Como garantir a qualidade na entrega dos empreendimentos?

Atender às regulamentações de desempenho

Desde julho de 2013 está em vigor a NBR 15.575, que trata do desempenho das Edificações Habitacionais.

Ela trata sobre:  requisitos gerais, sistemas estruturais, sistemas de pisos internos; sistemas de vedação, cobertura e requisitos para sistemas hidrossanitários.

A norma cumpre o objetivo de regular o setor da construção civil, que passou por expressivas transformações nos últimos anos e precisa atender consumidores cada vez mais informados e exigentes.

Investir na gestão de qualidade

A chave para evitar os problemas (ou não-conformidades) passa pela busca constante da qualidade antes e depois da entrega do empreendimento.

A partir do começo da década de 1990, com o acirramento do ambiente competitivo causado pela globalização, verificou-se a necessidade da implantação de programas para garantir a qualidade no setor da construção civil brasileiro. 

Em 1998, o Governo Federal lançou o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade na Construção Habitacional – PBQP-H, com o objetivo de melhorar o acesso à moradia com qualidade pela população de baixa renda. 

O PBQP-H tem como objetivo impulsionar duas principais questões no setor da construção civil: a melhoria da qualidade do habitat e a modernização dos processos de mão de obra. 

Mais sobre o módulo para gestão da qualidade

Garantir uma assistência técnica eficiente

O mercado da construção civil vem experimentando um aumento no número de empreendimentos lançados. Segundo dados da CBIC, no segundo trimestre de 2021 o setor teve um aumento de 51,3% no lançamento de novos empreendimentos.

Contudo, na mesma medida que aumentaram os imóveis, aumentaram também os chamados de assistência técnica. Necessitando de adaptação às novas demandas pelas construtoras. 

 

Diante desta realidade, tecnologias como o Módulo Assistência Técnica do Mobuss Construção visam facilitar a comunicação com o consumidor, assegurando o cumprimento da NBR 15.575 e a observância das melhores práticas, com controle dos prazos de atendimento e informações para tomada de decisão.

Tenha uma equipe qualificada

Para garantir a qualidade do empreendimento, do projeto até a entrega, é crucial contar com uma equipe qualificada. Por isso, as construtoras devem buscar contratar profissionais capacitados para cada área demandada. 

Além disso, vale investir em treinamentos das equipes, garantindo uma melhoria contínua.

Acompanhe todas as etapas da obra

Outra estratégia importante para garantir a qualidade do empreendimento é garantir que o gestor acompanhe de perto todas as etapas da obra, apoiando para que os problemas sejam resolvidos rapidamente.

Invista em tecnologia

O Mobuss Construção apresenta diversas ferramentas para alcançar os padrões de qualidade e evitar não-conformidades.

Na fase de execução da obra, o Módulo de Apontamento possibilita a avaliação de desempenho dos serviços. Indicadores, tanto pré-formatados quanto configuráveis, possibilitam a melhor tomada de decisão pelos responsáveis da obra, já que as informações são disponibilizadas para todos em tempo real. 

O ciclo de funcionamento começa com a coleta das informações na obra, com o Módulo de Apontamento, seguida da compilação das informações, da análise e da tomada de decisão.

No Módulo de Qualidade, por sua vez, encontram-se os dados mais relevantes para acompanhamento dos processos e auditorias de qualidade.

Os auditores contam com formulários flexíveis para inspeção de materiais e serviços, programa 5S e avaliação de fornecedores, com cálculo de notas baseadas em pesos. As evidências são detalhadas (fotografias e vídeos) e integradas com as não-conformidades e suas ações. Conta ainda com versão para smartphones e a possibilidade de preenchimento dos formulários por comandos de voz.

Indicadores de qualidade da obra, como o índice total de conformidade, são apresentados pelo módulo, bem como relatórios de não-conformidade.

Terminada a obra, entra em ação o Módulo de Vistoria e Entrega. O sistema foi elaborado de modo que incorporadores e construtoras possam usar este módulo como procedimento formal de recebimento do empreendimento, sem prejuízo da vistoria final com os clientes. 

Os dados coletados nos procedimentos de Qualidade e Vistoria e Entrega das Chaves geram histórico relevante para a Assistência Técnica.

Os benefícios deste módulo são o controle e o acompanhamento visual da fase de entrega das unidades e áreas comuns do empreendimento. Há espaço para agendamentos individuais e em lotes das unidades em formato agenda, bem como para realização de (re)inspeções com abertura de não-conformidades.

Para saber mais sobre a qualidade na construção civil, confira nosso ebook clicando aqui. Lembre-se  de assinar nossa newsletter para estar por dentro das diretrizes de qualidade.

 

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