A gestão de obras é uma atividade que envolve análise de muitas variáveis, tendo em vista o controle de custos, qualidade e tempo. Uma boa gestão pode reduzir o custo final de um empreendimento em até 6%. O controle do tempo é um dos maiores problemas enfrentados nos processos de construção civil mesmo por gestores experientes.
No entanto, como gestor você deve sempre buscar a melhoria em seus projetos e as dicas a seguir farão com que você execute uma boa gestão do tempo em suas obras.
Confira como melhorar a gestão do tempo nos processos de construção civil:
Faça um bom planejamento
Antes de qualquer obra ter início, é necessário que se faça um planejamento eficiente. Para que isso aconteça do ponto de vista do controle do tempo, o gestor deve ter em mente os seguintes passos:
- Elaboração de metas claras em cada etapa da obra;
- Criação de marcos (milestones) mensuráveis para atingir as metas;
- Criação de um cronograma para acesso de todos os envolvidos;
- Confecção diária de listas das tarefas a serem feitas.
Mapeie constantemente seus progressos
Os cronogramas dos projetos devem ser monitorados constantemente. O gestor da obra deve rever o cronograma ao fim de cada etapa da obra, para mantê-lo em concordância com a realidade do projeto.
O detalhamento das metas, marcos e tarefas se torna muito importante para o acompanhamento dos avanços da obra. Ao perceber que as tarefas planejadas para um dia estão atrasadas, o gestor pode exigir mudanças em demandas posteriores para atingir objetivos maiores e mais distantes a tempo.
Traga lições de seus projetos anteriores
Os gestores devem contar com suas experiências anteriores para ajudar a montar um cronograma. Além disso, ouça o que outros profissionais têm a dizer sobre os prazos estabelecidos.
As etapas em que os imprevistos acontecem com maior frequência devem ter alguns dias de folga para dar margem a eles. Além disso, use sua experiência para identificar áreas em que o trabalho flui melhor e exija mais velocidade de execução. Assim, qualquer atraso futuro poderá ser compensado com essa economia de tempo.
Tenha informações detalhadas do projeto
Um projeto bem detalhado é muito importante para a realização de um excelente empreendimento. Ele ajuda a evitar que processos fiquem parados devido à dificuldade de se interpretar aquilo que o projetista determinou a pedido do cliente.
Portanto, certifique-se de que todas as premissas básicas do projeto feito pelo arquiteto estejam entendíveis antes de começar a execução da sua obra. Essa atitude “simples” é uma medida precativa que elimina desperdícios e mantém um bom andamento, garantindo a entrega dentro do cronograma.
Tenha uma visão ampla sobre a obra
Um excelente gestor deve conectar cada marco e objetivo das diferentes áreas, pensando em como elas se interligam. É extremamente importante saber como a finalização de uma etapa se relaciona com o início de outra.
Um efeito positivo em manter uma visão ampla da obra é que assim o gestor não fica preso a resolver por si cada pequenos problemas que surgem. Confie nos líderes de cada área e exija deles o cumprimento das etapas.
Use novas tecnologias
A quantidade de informações envolvidas na execução de uma obra é muito grande. O gestor deve ter capacidade de organizar essas informações e ter acesso a elas a qualquer momento.
Os programas que auxiliam a gestão dos processos de construção civil podem guardar essas informações e atualizá-las a qualquer momento.
Além disso, outros profissionais envolvidos no processo podem acessar, complementar e compartilhar novas informações com grande velocidade. A gestão eficiente do tempo ajuda o gestor a diminuir custos, prazos e a manter uma boa reputação no mercado.
Os processos de construção civil podem parecer muitas vezes complexos, mas as dicas acima podem te ajudar a superar as dificuldades. Gostou? Assine a nossa newsletter e receba mais informações e novidades sobre a indústria da construção!