O controle de insumos na construção civil é uma tarefa fundamental para a organização do canteiro de obras, ainda mais quando se pensa sob o ponto de vista da pandemia, que paralisou e causou impactos em toda a cadeia produtiva.
Com isso, profissionais de diversos segmentos estão sofrendo com a falta de insumos, e por consequência vem enfrentando também o aumento constante dos preços.
De acordo com a pesquisa da CBIC, identificou-se que 95% das empresas perceberam aumento no valor do cimento durante o período da pandemia, e 87% notaram aumento no valor do aço. Sendo que a porcentagem do valor de aumento variou bastante de uma região para a outra.
Com a escassez e alta no valor dos materiais, mais do que nunca ficou perceptível que esses custos impactam diretamente no empreendimento final. Visto que podem acontecer eventos externos inesperados e que para enfrentar os desafios, é necessário ter um controle eficiente dos insumos na construção civil.
Eficiência no controle de insumos na construção civil
Algumas atitudes podem ajudar a obter um melhor controle de insumos. Com mais eficiência nesse controle, o orçamento será administrado com mais eficácia, é possível comprar as quantidades ideais de insumos para realização do trabalho, calculando sempre uma margem para que não falte matéria-prima, mas também sem exageros, que acabam gerando desperdício de materiais e prejudicando o fluxo de caixa das empresas.
Veja abaixo algumas ações que podem ser aderidas para providenciar isso:
1.Organização do estoque
Quando a construtora possui um estoque organizado, fica muito mais fácil de encontrar os materiais, o que agiliza o trabalho e a produtividade.
Se os itens que são necessários para o trabalho não tiverem um lugar fixo, podem acabar sendo esquecidos ou perdidos, havendo a necessidade de comprar uma nova carga desse material, o que gera ainda mais custos para a entrega do empreendimento.
Por isso, é importante que cada material esteja catalogado, tenha o seu lugar especificado, e essa preocupação em guardar tudo no local correto, sempre que não estiver mais utilizando algum item precisa ser reforçada com a equipe.
2. Gerenciamento e análise de perdas
Também é necessário manter um bom gerenciamento de perdas ou extravios. Isso pode ser feito realizando um inventário no final de cada obra. Essa atitude possibilitará que a empresa tenha uma base de quais materiais, e qual quantidade costuma ser utilizada para cada empreendimento.
Se existir uma variável muito contrastante, é necessário entender o motivo desse acontecimento, que pode se tratar de perdas, desperdícios, uso indevido de equipamentos ou até mesmo furtos. Analisando isso com atenção é possível corrigir gargalos processuais e evitá-los no futuro.
3. Digitalização de processos
Outro fator importante para um controle de insumos efetivo é contar com o auxílio da tecnologia. Soluções para controle de insumos, por exemplo, permitem o controle em tempo real do estoque na obra.
Dessa forma, a papelada torna-se desnecessária e é possível utilizar dispositivos móveis para atualizar o estoque quando algum item é retirado. Além disso, os materiais são identificados com QR Code, tornando o processo de identificação muito mais ágil.
4. Atenção aos contratos
Também é importante focar a atenção para os contratos com fornecedores, principalmente durante a pandemia, estão ocorrendo muitas situações onde é necessário renegociar valores e quantidades.
É fundamental estar atento para a possibilidade de alguns fornecedores pararem seus serviços por conta da falta de matéria-prima, por isso é necessário contar com um bom controle das contratações, garantindo assim, que a construtora não saia perdendo.
Prestando atenção a esses pontos, é possível obter maior controle de insumos na construção civil, e em consequência estar mais preparado para eventos externos inesperados. Assim o orçamento é economizado, e os processos são otimizados.
Quer conhecer os benefícios do módulo de insumos do Mobuss Construção? Conheça todos os detalhes em nosso blog.
Para mais informações, converse com o nosso time.
*Assinado por: Silvio Etges, gerente de produtos do Mobuss Construção.