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Localizada no município de Joinville – Santa Catarina, em 2023 a Halsten Incorporadora passou por um processo de rebranding. Mas, além da mudança no nome, a companhia vem também investindo fortemente na implantação de tecnologia e inovação.
Sendo o foco no cliente um de seus principais valores, alinhado à entrega de moradias inteligentes que unem estética e funcionalidade, a incorporadora está em constante busca de melhorias.
Neste cenário, tanto a otimização da gestão de obra, quanto o ganho de tempo da equipe do canteiro são fatores que merecem atenção. Para auxiliar neste desafio, no final de 2022, a empresa contratou o Mobuss Construção, solução modular e integrada que atende as principais etapas do canteiro ao pós-obra.
Segundo Antônio Goulart e Aline Silveira, que atuam no setor de qualidade da Halsten, o principal fator levado em consideração para a escolha foi o reconhecimento do Mobuss Construção no mercado da construção civil.
“Outro critério foi a escolha de uma ferramenta com layout intuitivo, para que todos do grupo pudessem aprender a utilizar no dia a dia tendo uma curva de aprendizado de baixo impacto”, complementam.
Quer saber tudo sobre a experiência da Halsten com a automação da gestão de obras? Então continue lendo o artigo.
Como foi a adaptação da Halsten Incorporadora?
Segundo Antônio e Aline, anteriormente as FVS (ficha de verificação de serviço), eram preenchidas no papel e a equipe de obra conferia o serviço executado com uma prancheta, caneta e projetos, tudo de forma manual. Isso, por vezes acarretava em desencontro de informações, dificuldade para compilar dados ou mesmo fichas incompletas.
“Acumulávamos uma quantidade significativa de pastas físicas e documentos. Encontrar informações relevantes de uma Ficha de Verificação de Serviço (FVS) era um desafio, tornando-se um trabalho dobrado devido à necessidade de preencher os registros no papel in loco e, posteriormente, transcrevê-los para o registro digital. A implementação do módulo de Qualidade do Mobuss resultou em melhorias em nossa organização, controle e gestão da qualidade de nossas obras», afirma Antônio.
Já para fazer o controle de segurança relacionado às documentações dos colaboradores, a empresa antes utilizava o processo ainda comum em muitos negócios: uma planilha no Excel.
“Hoje essa maneira de controlar não nos atende mais. Com o módulo de Registros fica tudo mais fácil e completo. Temos de forma visual e prática todas as pendências relacionadas aos colaboradores”, complementa Aline.
Os desafios da digitalização
Segundo Aloisio Arbegaus, o diretor comercial do Mobuss Construção, os desafios de adaptação são comuns em qualquer negócio, mas necessários para o crescimento e a rentabilidade.
“Para que haja melhorias processuais, principalmente quando envolvem adesão de tecnologia em um segmento onde as atividades são realizadas comumente de forma manual, é necessário enfrentar alguma resistência, além de implantar uma cultura de negócio digital.”
Esses obstáculos também precisaram ser encarados na Halsten. Por parte da gestão, foi preciso empregar orientações para que todos preenchessem a FVS no novo padrão, mas isso impactou positivamente na padronização de processos das conferências em obras, gerando informações inteligentes que antes não eram controladas.
Quais as melhorias percebidas?
Segundo os entrevistados da Halsten, a utilização do Mobuss Construção trouxe ganhos em prazos, assertividade, organização e sustentabilidade. A diminuição do tempo gasto com certas atividades e a melhora na tomada de decisão fez a equipe aumentar a produtividade e eficiência.
“É enorme o tempo economizado com alguns processos do dia a dia, como preenchimento de FVS e controle dos documentos dos terceiros. Agora o engenheiro de execução consegue visualizar todos os serviços que foram realizados e precisam da verificação de sua equipe, o que já foi conferido e também o que ficou pendente. O Mobuss nos fornece indicadores e podemos tomar decisões mais precisas no dia a dia.”, reforça Antônio.
A plataforma faz a compilação dos dados da verificação de maneira visual, fornecendo o painel de acompanhamento de inspeções para mapear quais serviços ainda não foram verificados, possibilitando que o engenheiro faça a análise com muito mais eficiência.
Entrando no tema da sustentabilidade, o time de qualidade da Halsten Incorporadora afirmou que, abolindo o uso de papéis, além de melhorar a organização, conseguiram também reduzir gastos e desperdícios.
Mais sobre a parceria
Ao todo, a Halsten Incorporadora contratou os módulos de Qualidade, Documentos, Registros, Vistoria & Entrega e Assistência Técnica.
“O módulo de Registros nos trouxe economia de tempo, organizando as documentações e melhoria no controle, com o painel de pendências. Além disso, integramos o módulo com a catraca física, então temos um controle de acesso na obra que impede o colaborador de entrar, caso a documentação esteja vencida ou não tenha sido atualizada no Mobuss.”, conta Antônio.
Com o uso em conjunto dos módulos Qualidade e Assistência Técnica, a empresa também aponta diversas vantagens. “Após finalizar a edificação, caso o morador ou síndico abrir um chamado para assistência técnica, temos acesso ao histórico de execução de toda a obra e quais foram as não conformidades abertas para aquele local específico do chamado, por exemplo”, explicam.
Recentemente, a Halsten Incorporadora também implementou a integração entre o Módulo de Qualidade do Mobuss Construção com o software de planejamento Prevision.
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