Atualmente, uma grande preocupação dos gestores é a comunicação interna na construção. Para planejá-la, precisa-se adotar uma linguagem simples, clara e transparente, que vise alcançar a compreensão de todos os funcionários envolvidos e conquistar o comprometimento deles durante a construção.
Aliás, quando há eficiência na comunicação, os níveis de retrabalho são reduzidos, a rentabilidade do empreendimento é mantida e os prazos de entrega de cada etapa são cumpridos. Mas como conseguir essa eficiência na comunicação interna de uma construção?
A seguir, veja as dicas de como realizar essa comunicação de forma simples, segura e eficiente.
1– A importância da comunicação interna
Hoje, as melhores empresas valorizam a comunicação interna. Para elas, é fundamental que seus funcionários saibam o que os gestores projetam para a organização futuramente e como cada um pode contribuir para que as metas sejam alcançadas. Afinal, o principal objetivo da comunicação é promover a integração entre a empresa e seus colaboradores, tornando-se assim um indicador de desempenho.
Uma construtora que possui crenças próprias – tais como estilo de liderança, comportamentos e hábitos – e que utiliza ferramentas modernas para se comunicar diretamente com seus colaboradores, filiais, clientes e parceiros acaba se destacando entre as concorrentes, tornando-se única neste mercado tão competitivo da construção civil.
2– A comunicação eficaz
Uma comunicação interna eficaz é capaz influenciar diretamente na produtividade da empresa, pois atua como um fator estratégico. No entanto, caso ela não seja feita de forma clara e objetiva, as informações repassadas aos colaboradores poderão atrapalhar o andamento do canteiro de obras. Além disso, os problemas de comunicação podem afetar o desempenho dos colaboradores no seu trabalho.
Hoje existem soluções que auxiliam de forma rápida e eficaz os problemas de comunicação existentes em uma corporação. Uma delas é a TV Corporativa, com ela é possível atingir a eficiência necessária de comunicação entre os diferentes profissionais de uma mesma construção. Isso porque ela proporciona uma comunicação direta e eficiente a todos os envolvidos na obra (desde os colaboradores até os clientes, as filiais e os parceiros).
Inclusive, a TV Corporativa possui funções como o envio de instrução de atividades, apresentação de campanhas de segurança e atualização dos cronogramas das obras. Ela também possui um sistema simples de operar, podendo ser configurada a partir de qualquer lugar e por qualquer gestor autorizado. Isso dá mais praticidade e acessibilidade a todos os envolvidos na construção.
Portanto, quanto melhor for a comunicação interna, maior será a dedicação e empenho dos funcionários, acarretando um aumento no nível de produtividade e na lucratividade da construtora.
3– As vantagens da TV Corporativa
Diversas empresas adotam ferramentas estratégicas para a comunicação interna, como a TV Corporativa, a fim de obter uma vantagem competitiva e realçar sua imagem no mercado. Essas ferramentas são capazes de produzir uma forte ligação entre os colaboradores e a organização, além de criar um nível de produção elevado, no qual as metas e os objetivos serão atingidos facilmente.
Ao adotar a TV Corporativa, os gestores poderão perceber os resultados de forma rápida e acompanhar a obra constantemente através de cronogramas, fotos e gráficos. Assim, os níveis de retrabalho e de acidentes reduzirão consideravelmente, bem como as atividades e prazos serão cumpridos.
Portanto, podemos perceber que a comunicação interna é bastante fundamental para a eficiência do trabalho no canteiro de obras. Ou seja, ela não pode ser vista apenas como uma simples ferramenta técnica disponível no mercado, mas como estratégia tecnológica que beneficia a construtora.
Veja o case de sucesso da Construtora Odebrecht com o uso da TV Corporativa para facilitar e melhorar a comunicação interna.