O momento da entrega das chaves por parte das construtoras é crucial para a continuidade do bom relacionamento entre a empresa e o seu cliente. Esse momento é esperado com muita ansiedade e encarado como um sonho para a maioria das pessoas, seja ele pela aquisição de uma casa, apartamento, sala comercial ou qualquer outro empreendimento.
Para quem vende, é a chance de construir um relacionamento a longo prazo com um consumidor, e para quem compra pode ser a chance de encontrar uma empresa ética e confiável, na qual ele não hesitará em fazer um novo negócio. E nessa fase tão importante, preparamos este post listando as melhores práticas na hora da entrega das chaves para continuar satisfazendo seu cliente na reta final. Confira no texto a seguir:
Na hora da vistoria
Esse procedimento é obrigatório, mas adotar as melhores práticas para esse processo ajudará a dar segurança ao cliente e para a construtora também. Fazer uma vistoria antes da entrega do imóvel na companhia de um técnico especializado é essencial, pois só esse profissional poderá garantir que tudo encontrará dentro dos requisitos e especificações legais previamente estabelecidas, incluindo as partes elétricas, hidráulicas, acabamento, entre outras, dando ainda mais segurança e solidez para a transação.
É interessante também medir todos os cômodos do imóvel. A disposição dos cômodos, a posição dos móveis, a iluminação e até a decoração pode influenciar na impressão do cliente sobre a dimensão dos ambientes, e isso pode gerar duvidas posteriores e aberturas de chamados. Por essa razão, é uma boa prática fazer a medição de todos os locais e mostrar a metragem para o cliente, evitando assim reclamações e dissuadindo o comprador de qualquer questionamento futuro.
As não-conformidades encontradas
O esperado neste fase é que não sejam encontradas nenhuma não conformidades, pois entendesse que a unidade já tenha passado por inspeções durante o processo produtivo e pela inspeção final antes da inspeção com o cliente. Mas caso isso ocorra é importante negociar com o cliente a melhor forma de ajusta-las para não causar maiores transtornos ao futuro proprietário. Isso vai melhorar o relacionamento com o cliente, além de demonstrar que a empresa tem um compromisso com a qualidade. Em tempos onde fidelizar um comprador é uma tarefa difícil, porém muito mais vantajoso do que sempre procurar novos consumidores, vale à pena ter esse tipo de abordagem.
Mostrar materiais ilustrativos (pré-construção) para comparação com o resultado
Antes de comprar o imóvel, as pessoas buscam observar os materiais ilustrativos. Eles, por sua vez, procuram exibir formas de decoração e disposição de móveis e objetos dentro dos ambientes, fazendo com que os possíveis compradores consigam efetivamente se imaginar dentro da casa, apartamento ou sala comercial. Lembre-se que, para isso, é importante que os ambientes estejam correspondendo com o que foi prometido, ou até mesmo superando o que estava ilustrado.
Essas são algumas das boas práticas que as construtoras podem e devem ter na hora da entrega das chaves. Esse momento tão esperado não deve apenas sinalizar o fim de uma transação, mas sim consolidar o início de uma relação duradoura e de confiança da construtora com seu cliente. E você, o que achou dessas dicas? Conte para nós nos comentários!