3 benefícios do 5S na construção civil


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre 5S na construção civil em áudio!

A organização do canteiro de obras é fundamental para garantir a segurança dos colaboradores, economizar recursos e evitar diversos problemas. Nesse contexto, o 5S na construção civil é uma prática muito indicada.

Com isso, a empresa e as equipes saem ganhando, pois além de resguardar as pessoas quanto a acidentes, a estratégia também impulsiona a qualidade, produtividade e rentabilidade das obras.

Quer saber tudo sobre o assunto e quais os principais benefícios para o canteiro? Então continue lendo o artigo.

O que é 5S na construção civil?

O 5S é uma metodologia que surgiu no Japão, ela foi criada no intuito de solucionar a crise pós segunda guerra mundial e aumentar a produtividade do país. Sua tradução literal significa: utilização, organização, limpeza, saúde, padronização e autodisciplina. (Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke). 

Esse propósito visa otimizar diversos recursos de uma empresa, como os materiais e os processos, aplicando ações voltadas para organização, descarte de itens desnecessários, higiene e padronização. 

O conceito é em diversos pontos semelhante ao conceito de lean, ou “enxuto”, que consiste em otimizar continuamente um processo, utilizando somente os recursos necessários.

Essas práticas podem ser aplicadas em qualquer segmento, mas por se tratar de uma área com alto grau de periculosidade e que exige controle de qualidade, o 5s na construção civil é fundamental.

Como funciona o 5S?

Agora que você já conheceu o conceito, entenda como cada uma das palavras presentes na sigla 5S pode ser aplicada:

1. Senso de utilização (Seiri)

Neste tópico, o objetivo é analisar o que realmente será utilizado durante o trabalho e descartar o desnecessário. Isso aumenta a produtividade e melhora a logística da equipe, pois o ambiente fica mais limpo e otimizado.

Assim, há maior ganho de espaço e controle de inventário. Vale ressaltar que nessa etapa também é possível identificar se existem colaboradores que podem ser realocados para outras áreas ou dispensados.

2. Senso de organização (Seiton)

Depois de selecionar tudo que realmente precisa permanecer na operação, é hora de organizar, separando os insumos mais utilizados em uma área de fácil acesso e armazenando adequadamente os itens que exigem algum cuidado específico.

Imagine se cada vez que um colaborador precisar pegar um martelo, ele tenha que desviar de pilhas de tijolos. Nessa suposição, a produtividade é impactada e o profissional também corre o risco de tropeçar no caminho. 

3. Senso de limpeza (Seiso)

Esse é o momento de inspecionar o ambiente para eliminar a sujeira e a bagunça, o objetivo é manter o local limpo, evitar acúmulo de lixo e impedir a propagação de insetos e roedores. Outro ponto importante aqui é o descarte correto dos resíduos.

No canteiro, além de colaborar para o clima organizacional, a eliminação correta dos insumos promove a sustentabilidade do negócio e resguarda os funcionários contra acidentes, isso também evita a proliferação de doenças. 

4. Senso de saúde e padronização (Seiktsu)

Esse tópico visa garantir que os esforços do 5S serão mantidos continuamente. Para isso, é necessário definir os responsáveis pelo processo e se certificar que as ações sejam cobradas no dia a dia do trabalho.

Neste contexto, podem ser colocadas sinalizações em locais estratégicos para orientar os colaboradores. E reforçar o tema nos diálogos diários de segurança (DDS) também é uma boa dica.

5. Senso de autodisciplina (Shitsuke)

A última etapa valida se o programa foi implementado com sucesso, pois só com o comprometimento e autodisciplina é que o 5s na construção civil trará resultados positivos.

Por isso, deve-se observar se os colaboradores recordam as ações que precisam ser feitas e se conseguem manter o programa funcionando.

3 benefícios do 5S no canteiro de obras

Como vimos, essa metodologia pode contribuir de diversas formas para a otimização de processos da empresa, assim como a melhoria do clima organizacional e produtividade. Selecionamos abaixo alguns dos benefícios do 5S na construção civil:

Prevenir acidentes

A depender do curso das atividades no canteiro, mudam também os insumos que estão sendo utilizados e as equipes executando aquela demanda. Isso faz com que a logística de movimentação dentro da obra envolva muitas variáveis.

O 5S orienta que o estoque deve estar sempre atualizado para conter apenas os materiais necessários para cada etapa. Assim, as chances de tropeçar em algo que não deveria estar ali, ou de prateleiras caindo por excesso de peso, por exemplo, são evitados.

Desde o item mais trivial, até equipamentos caros, é importante reforçar que tudo deve ser armazenado no seu devido lugar. Criando um sistema organizado para o depósito de materiais, você evita o risco de perfurações com objetos cortantes e pregos espalhados. 

Neste contexto, o programa também ajuda a ordenar os equipamentos de proteção individual e coletiva, itens essenciais para prevenção de acidentes no do canteiro. Com isso, o gerenciamento dessas ferramentas se torna mais eficiente, agilizando a localização e monitoramento do uso.

Certificar qualidade

Com um ambiente laboral mais organizado e padronizado, fica mais fácil cumprir os padrões de qualidade exigidos para obtenção de certificações como ISO 9001 e PBQP-H.

Isso porque os benefícios são muitos: uma empresa com um programa 5S estabelecido passa a cumprir diversas diretrizes de seguranças, as inspeções tendem a identificar cada vez menos não-conformidades, o estoque fica organizado, o cronograma físico-financeiro bem estruturado e todas as atividades são executadas com qualidade padronizada.

Garantir rentabilidade

Como ressaltamos ao longo deste artigo, o 5S na construção civil traz diversos ganhos para a produtividade das equipes. Além de evitar problemas com acidentes e afastamentos, a logística do canteiro flui melhor, sem materiais que atrapalham e causam esforços desnecessários dos profissionais pelo canteiro.

Outro motivo que soma positivamente na rentabilidade da obra são as pequenas economias geradas no dia a dia: 

  • Menos tempo ocioso e deslocamentos para encontrar equipamentos, em vez disso, os profissionais podem focar na execução do trabalho;
  • Economia de energia desligando as luzes durante o dia e as máquinas sem utilização;
  • Evitar compras exageradas de insumos que já existiam no estoque, mas estavam perdidos;
  • Descarte de  materiais obsoletos ou inutilizáveis, economizando espaço;
  • Menos retrabalhos e reconhecimento do padrão de qualidade, processos mais sistemáticos e controlados.

Em suma, a metodologia de organização ajuda a manter a qualidade das obras, a rentabilidade e melhora a reputação da empresa, colaborando para que os serviços da construtora sejam reconhecidos como de alto padrão.

Gostou de entender a importância do 5S na construção civil? Aproveite para se aprofundar no assunto, baixe nosso ebook gratuito para saber tudo sobre segurança do trabalho neste setor.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *