A opinião entre os especialistas do setor da construção civil no país anda dividida. Enquanto, para alguns, o momento não seja de crise, para outros, o setor se encontra atualmente em estágio de desaquecimento e não prevê grande melhora para o futuro próximo.
A realidade não parece estar alinhada com nenhum desses dois extremos. É fato que o grande momento de aceleração na construção civil, ocorrido entre 2007 e 2012 no Brasil, não é mais o mesmo. No entanto, isso tão pouco representa uma grande crise da qual não se possa sair. Especialistas do setor dizem que o próximo ano pode ser de surpresas positivas e que para isso acontecer o setor precisa apostar em algumas soluções, entre elas em relação ao aspecto tecnológico que podem mudar a cara da construção civil.
Como está a situação atual
Mesmo com o crescimento no setor entre 2007 e 2012, os custos gerados nesse período ultrapassaram a receita líquida numa diferença de 10%, segundo estudo divulgado pelo instituto EY (Ernst & Young). Dado o cenário econômico atual para o setor da construção civil, uma aposta é na busca por processos mais eficientes.
Expectativa para os próximos meses
A partir da inflação, desdobramentos, como a diminuição do consumo das famílias e baixa expressiva no mercado imobiliário, se seguiram. No entanto, os empregos no setor parecem não terem se afetado até o momento, o que é positivo para o setor. Embora o cenário indique baixas na produtividade, não é de pessimismo o clima entre os empresários, pelo contrário.
A maioria se diz otimista ao comentar os próximos seis meses na construção civil do país, já que os indicadores que medem o setor indicam valores acima de 50 pontos, que reflete leve aumento. Eles também apontaram esse valor como positivo para o futuro. A aposta dos empresários é que quatro importantes aspectos terão alta nos próximos meses: novos empreendimentos- compra de matéria-prima, empregabilidade e nível de atividade.
Encontrando o caminho do aquecimento
O setor da construção civil passará por transformações e demandará necessariamente inovações. Empresários também apostam nas inovações tecnológicas como a principal aliada no combate ao cenário de desaceleração.
Com a aplicabilidade de softwares que gerenciam as informações coletadas nos canteiros de obras é possível auxiliar as equipes nas tomadas de decisões, principalmente as que demandam agilidade e alto nível de estratégia. Outros benefícios proporcionados por esses softwares são o ganho de tempo, redução nos custos operacionais e de materiais, redução de prazos e o controle full time do que ocorre dentro do canteiro.
O momento pede uma dose extra de criatividade e pode trazer mudanças importantes que vão transformar o paradigma da construção civil.