Mais do que registrar e atender intercorrências, o desempenho do setor de assistência técnica de uma construtora está ligado diretamente ao sucesso dos negócios. Isso porque é justamente aqui que ocorrem demandas diretas com clientes, que podem inclusive prejudicar a imagem da empresa.
Nesse sentido, é essencial contar com ferramentas eficazes para o controle, registro e execução de chamados da assistência técnica. A tecnologia na construção traz uma série de ganhos e é uma das grandes vantagens do Mobuss Construção, que foi desenvolvido exclusivamente para o setor.
Se você busca otimizar os processos na área de assistência técnica, continue sua leitura e veja como a mobilidade irá lhe ajudar!
A tecnologia na construção possibilita verificar os índices de satisfação
Um dos maiores problemas da falta de controle na área de assistência técnica é a consequente demora na resolução de chamados. Empresas que controlam os chamados apenas em papel não possuem uma visão sistêmica e não conseguem classificar as reclamações. O tempo para resposta e resolução das intercorrências acabam sendo elevados e gerando insatisfação para os clientes. Um estudo apontou que aproximadamente 50% das causas de insatisfação se dá justamente por conta da demora no atendimento.
Com o uso do Mobuss Construção, os registros ocorrem de duas formas: através da integração com o SAC do portal da construtora, quando o cliente faz a solicitação e o registro entra automaticamente na base do sistema, ou pela atualização dos próprios profissionais da construtora, que com a data de abertura do chamado, o sistema consegue apontar aqueles com maior tempo de registro, além de classificá-los por empreendimento ou apartamento. A extração de dados e o acompanhamento ocorrem em tempo real, de forma clara e confiável.
A tecnologia na construção aumenta a agilidade no atendimento
Com o Mobuss Construção, o processo de atendimento dentro da assistência técnica é otimizado. O profissional vai a campo verificar a solicitação e registra já no local as ações que devem ser tomadas, incluindo registros fotográficos. Como a solução trabalha no modo off-line, mesmo que ele não tenha acesso à internet, assim que o sistema encontrar uma rede disponível atualizará a base da construtora, dando agilidade ao prosseguimento do trabalho.
Foi dessa forma que a Rogga S/A passou a atender 90% dos clientes em 7 dias úteis após a abertura do chamado na central de atendimento!
A tecnologia na construção proporciona atenção especial ao cliente
Mais do que visualizar os chamados e avaliar a procedência de cada um deles, o Mobuss Construção permite que a equipe realize um atendimento completo e personalizado. Com um histórico detalhado graças à integração com outros módulos da solução – como o de Vistoria e o Qualidade – a construtora entrega serviços e respostas rapidamente. Os chamados são registrados conforme nome, CPF ou RG do comprador. É possível verificar se já houve alguma intercorrência e o que aconteceu nas solicitações anteriores, ou se aquela ocorrência é proveniente de alguma falha na execução. O cliente percebe nitidamente que há uma preocupação em melhorar a qualidade na prestação de serviços.
A tecnologia na construção possibilita a redução de custos e ações de prevenção
Já imaginou se, além de aposentar os registros de papel, a sua construtora ainda contasse com relatórios completos de chamados envolvendo determinado empreendimento? E se, nesse relatório estivessem descritas as principais intercorrências, o tempo de duração do atendimento de um chamado e os prazos de garantia de cada empreendimento vendido? É isso o que o Mobuss Construção oferece, com alguns cliques. Ao acessar a solução através do seu tablet, o gestor pode avaliar os procedimentos e reduzir custos – de manutenções em locais em que não há mais garantia, algo comum quando não há controle sobre registros, de deslocamentos desnecessários, de materiais de má qualidade.
Outra questão importante quando se fala em assistência técnica é o fato de que o Mobuss Construção permite que os dados de diferentes áreas sejam integrados. Isso significa que as informações gravadas sobre esse setor podem retroalimentar as outras áreas. No próximo empreendimento, a construtora pode, por exemplo, optar por outra marca de algum insumo que tenha causado problemas estruturais, evitando reincidências.
Viu como a tecnologia na construção pode beneficiar o seu setor de assistência técnica? Saiba mais sobre o módulo de Assistência Técnica do Mobuss Construção no vídeo abaixo:
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Abraço e até a próxima. 😉
Pesquisa utilizada: Ferramentas para o Atendimento das Necessidades dos Clientes em Empresas de Construção. M.S.S. Jobim, et al; C.T. Formoso. In: Gestão da Qualidade na Construção Civil: métodos e ferramentas para gestão da qualidade e produtividade na construção civil, cap. 7. p. 151 – 179. Porto Alegre, 1997.
Escrito por: Sérgio Magalhães Leite de Sá – Gerente de Contas do Mobuss Construção