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Para garantir a fidelização e atrair clientes em potencial, as empresas precisam investir em um atendimento pós-obra eficiente.
Isso não significa só possuir um canal próprio para os clientes se comunicarem com a construtora, mas também fazer com que o contato seja rápido, funcional e assertivo.
Essa é a maneira que a organização tem de manter um relacionamento com o público, ganhar confiança e garantir a qualidade dos projetos entregues.
Assim, é possível inclusive saber quais pontos focar para que os próximos empreendimentos gerem menos pedidos de assistência.
Muitas vezes, manter esse processo a longo prazo é mais lucrativo do que apenas atrair clientes novos. Por isso, é importante conhecer as vantagens do pós-obra e saber quais as técnicas para adotar nessa etapa da construção. Confira mais a seguir:
Qual a importância do pós-obra?
Dar a atenção para o atendimento pós-obra é uma maneira de pensar na longevidade do negócio. Isso porque um consumidor satisfeito pode e provavelmente voltará a comprar.
Vale lembrar que uma pessoa fidelizada e que já conhece a empresa e os serviços exige menos esforço e recursos. Atrair novos clientes, por mais que seja necessário, leva tempo e inclui gastos com publicidade.
Além disso, investir na etapa final é uma oportunidade para a construtora saber o nível de satisfação com os empreendimentos e entender quais os elementos apresentam desconformidades.
Assim, é possível focar em criar um plano de ação para evitar gargalos e também conhecer os pontos fortes do negócio.
Vantagens do acompanhamento pós-obra
Além das vantagens para a empresa, o acompanhamento pós-obra, quando bem feito, pode gerar benefícios para os consumidores. Por isso, confira abaixo as principais vantagens que o processo pode trazer:
Orientação profissional
Com as informações passadas pelos profissionais, os clientes conseguem uma orientação técnica de como cuidar da edificação. Assim, eles podem realizar as manutenções periódicas da maneira correta, diminuindo as chances de aparecimento de problemas construtivos.
Garantia de serviço
Com a adoção do atendimento pós-obra, a empresa dá ao indivíduo um prazo de garantia que gera mais segurança e confiança na hora da entrega do imóvel. Dessa forma, caso algum defeito seja identificado, o comprador conseguirá entrar em contato com a construtora e solicitar as correções.
Identificação de reparos necessários
Quando há algum chamado de assistência, os consumidores podem também ser informados de outros consertos a serem feitos. Com isso, a empresa evita que novos chamados sejam abertos e já consegue fazer todos os reparos necessários de uma única vez.
Redução de custos e danos
O dono do empreendimento não vai ter nenhum gasto além do previsto para corrigir erros que não foram ocasionados por culpa dele. Dessa forma, a empresa mostra que se preocupa com a qualidade das obras e a satisfação dos clientes. Isso tudo melhora a capacidade de fidelização de clientes e a excelência da construtora no mercado.
Aumento da durabilidade
Por último, as dicas de orientação e as correções realizadas aumentam a durabilidade da residência. Com isso, os chamados de manutenção são evitados, diminuindo gastos desnecessários ou até problemas jurídicos.
6 boas práticas para adotar no acompanhamento pós-obra
Para realizar um acompanhamento pós-obra eficiente, é preciso adotar algumas técnicas que visem agilizar e melhorar a qualidade do serviço. Por isso, confira abaixo as 6 principais boas práticas utilizadas na hora de realizar esse processo:
1. Faça uma vistoria antes da entrega
Antes mesmo de dar as chaves para o cliente, é crucial realizar uma vistoria de entrega. Assim, é possível analisar, mesmo que superficialmente, se todos os elementos estão em conformidade com os projetos de construção e contratos. Além disso, pode-se averiguar se as instalações, elétricas e hidráulicas, estão funcionando como deveriam.
2. Tenha um atendimento definido
Na hora de fazer o atendimento pós-obra, é preciso definir qual a metodologia, o canal e a maneira que o procedimento será realizado. Assim, garante-se que todos possuam uma linha de comunicação clara, padronizada e eficiente.
3. Fidelize seus clientes
Para garantir que as pessoas voltarão a comprar os produtos e serviços da construtora, é importante fazer a fidelização deles. Isso significa garantir a satisfação resolvendo os problemas que forem relatados.
4. Seja transparente com as informações
Transparência também é um fator muito importante, quanto mais informações relevantes a construtora informar sobre o projeto, mais clareza e confiança ela vai passar para o cliente.
Esse relacionamento é essencial. Por isso, todos os imprevistos, ajustes e mudanças no cronograma devem ser bem orientados e esclarecidos.
5. Realize pesquisas de satisfação
Conhecer os pontos fortes e fracos é crucial para agir de forma a melhorar os resultados. Então, é importante fazer pesquisas de satisfação para saber o nível de contentamento dos consumidores com as entregas e entender o que a companhia pode melhorar.
6. Use a tecnologia a seu favor
As soluções tecnológicas são aliadas importantes para otimizar diversos serviços e etapas construtivas, inclusive o pós-obra. Os softwares de gestão, por exemplo, podem disponibilizar módulos específicos para esse processo, facilitando o atendimento, o registro e o controle de prazos.
Essas soluções também permitem automatizar os canais de comunicação, para que os compradores possam registrar problemas rapidamente e a construtora tenha tempo de resposta ágil.
Além disso, integram todas as informações sobre prazos e resoluções das não conformidades. Outra funcionalidade interessante é poder manter um histórico detalhado de tudo que aconteceu na obra.
Agora você já sabe qual a importância do pós-obra e conheceu as principais dicas para otimizá-lo. Para saber como garantir que a execução seja assertiva, com menos problemas na hora da entrega, leia nosso ebook: Guia Completo para preencher o Diário de Obras.