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A política da qualidade é uma diretriz criada pelas organizações com o objetivo de assegurar um padrão de qualidade aos produtos e serviços oferecidos. É utilizada como parâmetro na melhoria contínua dos processos e para a tomada de decisões que impactam diretamente os clientes.
Com papel essencial na ISO 9001:2015, as decisões tomadas a partir da política devem originar resultados mensuráveis para a organização. Essa quantificação possibilita que a empresa analise seu comprometimento com o sistema de gestão de qualidade.
A política de fiscalização deve ser desenvolvida pelas lideranças, apresentando as orientações, as intenções e os objetivos ligados ao padrão de qualidade. Por isso, é importante ficar sempre atualizado quanto às novas revisões das normas ISO 9001.
Esse processo funciona como o principal pilar em que a organização se sustenta e se baseia para tomar suas decisões e ações. O documento se assemelha à missão, visão e valores dos quais a liderança deve focar para atingir os objetivos e metas. Além disso, estabelece ferramentas e metodologias, como a ISO 9001, para alcançar o nível exigido.
Vale destacar que a norma sofreu uma alteração em 2008 e depois em 2015. No entanto, ela não sofre nenhuma nova alteração desde 2015. Para entender a importância da política da qualidade e as diferenças das versões da ISO, continue lendo o conteúdo.
O que é uma política da qualidade?
A política da qualidade é um dos primeiros passos quando se inicia a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade. Ela representa o compromisso que a companhia assume para as partes interessadas. Esse recurso vai servir como base para a definição e controle dos objetivos mensuráveis da organização.
É com ela que a empresa vai firmar seu engajamento com a qualidade. Por isso, a política não tem um objetivo final fixo, estando em constante mudança e evolução para que os processos tenham uma melhoria contínua, resultando em uma maior qualidade.
Existem dois tipos de qualidade que podem ser definidos através deste procedimento: a interna e a externa. Confira a seguir suas principais diferenças:
Qualidade interna
Diz respeito ao modo que a empresa faz a gestão dos seus processos internos. Na política da qualidade, esse conceito vai em encontro com a maneira como os profissionais dentro da organização enxergam a qualidade de cada serviço prestado.
Qualidade externa
De maneira geral, podemos dizer que a qualidade externa é a forma como o cliente, consumidor ou usuário enxerga o produto ou serviço que a empresa oferece. Assim, ela é pensada de forma a suprir as necessidades e expectativas dos clientes finais.
Diferenças entre as versões da ISO em relação à política da qualidade
Para começar, é preciso dizer que pouca coisa mudou, em relação à política da qualidade, na última atualização da norma. Uma das alterações foi a separação entre os tópicos de desenvolvimento e comunicação da política.
Uma modificação a ser destacada é o detalhamento de informações. Na versão 2008, o texto citava que a alta direção deveria assegurar uma série de fatores, sem maiores explicações.
Na edição de 2015, atribui-se às lideranças a responsabilidade de estabelecer, implementar e manter os fatores descritos (falaremos sobre eles no tópico seguinte). Outras mudanças relevantes foram:
- Além de dever ser apropriada ao propósito da organização, a ISO 9001:2015 também menciona o contexto da empresa e seu direcionamento estratégico como itens a serem considerados;
- Fica claro, na nova versão, que a política da qualidade deve estar disponível e ser mantida como informação documentada;
- A política deve estar acessível às partes interessadas quando for pertinente (algo que não era mencionado na edição antiga).
Como desenvolver uma política da qualidade?
Como citamos brevemente na seção anterior, a versão 2015 da ISO 9001 afirma que a alta direção deve estabelecer, implementar e manter uma política da qualidade que:
- Seja apropriada ao propósito e ao contexto da organização e apoie seu direcionamento estratégico;
- Proporcione uma estrutura para o estabelecimento dos objetivos da qualidade;
- Comprometa-se em satisfazer requisitos aplicáveis;
- Responsabilize-se pela melhoria contínua do sistema de gestão de qualidade.
O que podemos entender dessas informações, principalmente do primeiro ponto, é que o procedimento de fiscalização será diferente em cada negócio e, por isso, não deve ser copiado.
Ao “imitar” de outra empresa, mesmo que ela tenha obtido sucesso, ignora-se o fato de que organizações distintas estão em contextos diferentes e, assim, terão direcionamentos estratégicos próprios.
É por esse mesmo motivo que o documento precisa ser atualizado. Assim, se mantendo relevante sempre que o cenário ou a estratégia mudarem.
Uma palavra que se destaca nesses pontos é o comprometimento. Ele deve partir da alta direção e ser transmitido a toda a construtora.
Outra evidência importante está na ligação entre a política da qualidade e a missão, visão e valores da empresa. Entretanto, eles não são citados nominalmente, e na relação com outras normas, como a NBR 15575 e o PBQP-h.
Afinal de contas, se a política da qualidade não estiver coerente com outros recursos usados para as tomadas de decisão, suas informações poderão entrar em confronto. Assim, ela pode perder sua aplicabilidade.
Comunicando a política da qualidade
Para que esse procedimento seja útil a toda a organização, ele deve ser bem comunicado e utilizado. Essa etapa é tão essencial quanto seu desenvolvimento, porque possibilitará a compreensão do conteúdo e assumirá a função de melhoria dentro do negócio.
Em relação à sua divulgação, a política da qualidade deve:
- Estar disponível e ser mantida como informação documentada;
- Ser comunicada, compreendida e aplicada na organização;
- Estar acessível para as partes interessadas pertinentes, como apropriado.
É importante ressaltar a questão da informação documentada, já que este é um requisito para a obtenção da ISO 9001:2015. Esse registro, porém, não deve ser apenas guardado e deixado de lado. Ele deve fazer parte das decisões e reuniões, sempre impulsionando a companhia para a excelência da gestão de qualidade.
Na construção, a comunicação deve ser feita de maneira unificada e transparente, sendo transmitida a pessoas dos mais diversos graus de instrução.
Ela deve ser de fácil memorização, para que especialmente os operários não necessitem consultar o documento sempre que tiverem dúvidas. Em alguns casos, essa comunicação é realizada entre organizações, como em obras empreitadas.
Quais são os objetivos da qualidade?
Os objetivos são um modo de a corporação definir suas metas quanto à política da qualidade. Essas finalidades podem ser diferentes para cada nível ou setor da empresa, contato que facilitem o entendimento do objetivo geral.
Ou seja, essas metas, mesmo separadas entre departamentos, devem estar sempre de acordo com a fiscalização de padrão exigido pela empresa e os outros pilares já citados.
Existe uma diferença importante entre a política e os objetivos da qualidade. Enquanto a primeira trata de como a organização deve entregar seus resultados, o segundo foca em onde ela deve agir para garantir que a qualidade seja atingida.
Assim, podemos dizer que a política da qualidade é alcançada quando os objetivos são atingidos. Dessa forma, eles devem ser mensuráveis e ter como linha de chegada os critérios definidos na política. Além disso, precisam ser possíveis de serem alcançados.
Portanto, as metas devem ser:
- Mensuráveis, para que possam ser analisados de forma quantitativa quanto ao seu cumprimento;
- Independentes entre si, para que os objetivos específicos possam sofrer revisões sem que outros sejam afetados;
- Realistas, com metas dentro de uma projeção aceitável quanto à produtividade conhecida dos trabalhadores;
- Compreensíveis a todos os interessados, de maneira que não haja dúvida em relação ao que deve ser atingido e ao que é preciso ser feito para alcançar a meta.
Conclusão
Para que uma política da qualidade funcione, é necessário que não apenas a alta direção entenda sua importância, mas todos da empresa. Ela deve estar presente no cotidiano de trabalho.
Não é possível ter uma boa cultura organizacional se ela não for disseminada na empresa, mesmo que tenha sido criada considerando todos os critérios exigidos. Da mesma maneira, ainda que divulgada, ela não será viável caso entre em conflito com outras estratégias e visões do negócio.
Quando a construtora atinge seus objetivos e, assim, alcança a política da qualidade, ela melhora sua performance no mercado. Dessa forma, é possível otimizar os processos operacionais e melhorar o desempenho financeiro da organização. Isso tudo é favorável tanto para os clientes quanto para o negócio em si.
Agora você já sabe o que é a política da qualidade e a importância dela para o setor. Para conhecer mais sobre a norma ISO 9001, seus objetivos, benefícios e como obter o certificado, leia o nosso ebook: Manual ISO 9001.