Com a gestão das inspeções de qualidade, por meio da plataforma Mobuss Construção, a empresa aumentou o nível da qualidade na execução de seus projetos
A satisfação dos clientes ao receber as chaves de um imóvel pode ser afetada por informações imprecisas no decorrer da construção, que geram falhas, retrabalho e atrasos na entrega. Com o objetivo de aprimorar o seu serviço e sua qualidade, a JBW Construções encontrou no módulo Qualidade do Mobuss Construção, desenvolvido pela Teclógica – empresa de gestão de processos de TI e negócios – , as funcionalidades que necessitava para gerir o setor de inspeção com agilidade e eficiência. Com a adoção da ferramenta, a empresa passou a gerar informações com mais confiabilidade, conquistou o engajamento da equipe e aumentou a qualidade dos empreendimentos.
“A interface do Mobuss é de fácil entendimento e os relatórios são gerados com rapidez, fazendo com que as informações circulem entre os profissionais. Além disso, conseguimos reduzir as não conformidades, retrabalhos e os problemas pós-obra devido à credibilidade na Inspeção. O pessoal se preocupa com os detalhes, em executar correto na primeira vez, pois sabem que se ficar qualquer pendência terão que voltar para corrigir”, afirma o gerente técnico da JBW Construções, Marcelo Henrique Dal Prá Marques.
No segundo semestre de 2013, a JBW Construções realizou um projeto piloto que durou cerca de três meses. A adaptação dos colaboradores foi rápida e os resultados superaram as expectativas. A partir desse momento, todos os projetos passaram a contar com o Mobuss e melhoraram a qualidade. “Utilizávamos formulários em papel, eram cerca de 25 formulários por apartamento, em média 4.000 folhas por obra. A equipe de inspeção levava muito tempo preenchendo os formulários e passando anotações a limpo, às vezes as informações acabavam se perdendo. O acompanhamento dos dados era difícil e demorava muito tempo. Hoje, as informações estão disponíveis praticamente em tempo real, tanto para o encarregado da obra quanto no escritório”, destaca Marques. As informações oferecidas pelo sistema também são utilizadas nos treinamentos dos operários.
O Mobuss Construção é composto por cinco módulos que podem ser contratados separada ou integralmente. O módulo Qualidade, adquirido pela JBW, disponibiliza formulários cadastrados dinamicamente para atender normas e necessidades, visualização de arquivos em dispositivos móveis, gestão de documentos e listas mestras, controle de treinamentos, e assinaturas eletrônicas de aceite.
Os formulários que já eram utilizados pela empresa foram adaptados para a solução da Teclógica e são acessados pelos colaboradores por meio de tablets, que trabalham também off-line, o que Marques considera um benefício, já que nem sempre há internet nos canteiros de obra. As informações são arquivadas no sistema e atualizadas assim que há conexão.
Com a plataforma, as orientações para os inspetores foram revisadas e passaram a ser mais detalhadas. Caso tenham dúvidas, é possível enviar fotos para validar os dados antes de inserir no sistema. As vistorias são realizadas diariamente após a conclusão de cada serviço, o que agiliza as correções e a conclusão das obras, evitando atrasos na entrega. “A nossa meta de atendimento de itens inspecionados é de 95%. Com o Mobuss, estamos conseguindo superá-la”, finaliza.
Sobre a Teclógica Fundada há 20 anos, a Teclógica é uma empresa especializada na gestão de TI e Negócios que oferece soluções sob medida para diversos segmentos, proporcionando operações inteligentes e flexíveis, além de crescimento sustentável. Suas principais ofertas são Consultoria, Desenvolvimento de Sistemas, Gerenciamento de Aplicações e prestação de serviços SAP. A Teclógica desenvolveu a plataforma Mobuss, projetada para facilitar a criação de aplicativos móveis, com destaque para a Mobuss Construção – solução de mobilidade para Construção Civil. Com sede em Blumenau (SC), a empresa conta com atuação em todo território nacional e na América Latina.