Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre impressora 3D na construção em áudio!
A utilização da impressora 3D na construção oferece inúmeros benefícios, podendo ser utilizada desde a criação de peças específicas até prédios inteiros. Além disso, essa tecnologia permite que profissionais da área construam mais em menos tempo e com maior qualidade.
Dessa forma, gastos com mão-de-obra, retrabalhados e segurança diminuem, assim como índices de falhas e desperdício.
A impressão tridimensional é capaz de criar geometrias complexas e objetos personalizados, poupando descarte de material, diferente dos meios tradicionais de fabricação. Seus recursos têm sido testados e utilizados em vários segmentos na atualidade, como medicina e engenharia, por exemplo.
Continue lendo o post de hoje e descubra tudo sobre a aplicação da impressora 3D na construção e quais inovações na área.
Como surgiu a impressora 3D?
A primeira impressora 3D foi criada no final da década de 1980 pelo engenheiro Chuck Hull. Inicialmente, o objetivo principal era agilizar a prototipagem de pequenas peças necessárias para a fabricação industrial.
Porém, foi a partir dos anos 2000 que a chamada fabricação aditiva tornou-se viável para diversas aplicações. Seja design de produtos, componentes, ferramentas, eletroeletrônicos, usinagem de metais, engenharia aeroespacial ou aplicações médicas e odontológicas.
Hoje em dia, devido à acessibilidade de valor, a compra de impressoras 3D mais simples tem repercutido na internet. Criadores de conteúdo e pequenos empresários compartilham em seu dia a dia a prototipação de itens para decoração e utilitários. Procure por “impressão 3D” no Tiktok e saiba mais.
Mas, além da utilidade para a fabricação de itens simples, esse tipo de impressão está na lista das tecnologias capazes de realmente transformar a indústria em geral, principalmente a da construção.
Como funciona a impressora 3D atual?
O processo inicia com a criação de um modelo 3D do que você quer imprimir. Isso é feito a partir de um software de CAD (Computer Aided Design) ou de um scanner especializado.
Após o desenvolvimento da cópia digital, é preciso dividi-la em micro camadas horizontais. Esse processo é feito através de um recurso de fatiamento, encontrado em alguns softwares de CAD ou sistemas como o Simplify 3D.
Depois do protótipo feito, é só carregar o projeto na impressora via USB ou Wi-fi, vai depender do modelo do equipamento. O processo inicia de baixo para cima, imprimindo uma camada por vez. O tempo para finalização depende muito do que for desenvolvido, podendo durar de alguns minutos até anos para ser finalizado.
Avanços da impressora 3D na construção
Agora você já conhece como funciona e algumas possibilidades dessa tecnologia. Mas o que, de fato, já tem sido feito na prática com impressoras 3D na construção? São vários os exemplos do Brasil e no mundo.
Ela pode ser usada para fabricação de peças de concreto, partes de estruturas, paredes e até mesmo casas inteiras. Além de mais agilidade na execução, esse processo também permite a utilização de materiais sustentáveis e menos desperdício, contribuindo para a conquista de certificações e ações de ESG da construtora.
Selecionamos algumas obras destaque que utilizaram a tecnologia de impressão 3D, para você ficar por dentro do assunto:
No mundo
O maior prédio do mundo (em questão de m²) feito a partir de uma impressora 3D, está localizado em Dubai. Segundo a empresa responsável pela obra, a startup ApisCor, foi possível reduzir o tempo da obra em 80% e a necessidade de mão de obra em até 70%. A prefeitura da metrópole espera que, até 2030, 25% de todas as construções do local sejam erguidas via impressão 3D.
Nos Estados Unidos, o engenheiro mecânico Robert Flitsch, graduado pela Universidade de Harvard, criou uma impressora robótica tridimensional dedicada a restaurar rachaduras em rodovias norte-americanas.
A WinSun, uma empresa privada da China, construiu 10 casas inteiras em apenas um dia. Para isso, utilizou impressoras 3D gigantes para pulverizar um mix de cimento e resíduos de construção até formar paredes, camada a camada.
A Espanha possui a primeira ponte para pedestres construída com uma impressora tridimensional. O processo levou um ano e meio, da concepção à inauguração. A estrutura tem 12 metros de comprimento por 1,75 de largura.
No Brasil
No Brasil, a utilização de impressora 3D na construção ainda é um pouco mais tímida em comparação com outros países, até o momento.
Entretando, algumas startups já apostam em equipamentos para esse formato de construção. A primeira casa impressa do país foi realizada em 2020, por um grupo de alunos e professores de uma universidade do Rio Grande do Norte, com recursos de um investidor.
Os desafios do uso de impressora 3D na construção civil
Apesar de necessárias para melhorias de processo, a implementação de mudanças de cultura não são fáceis, principalmente aquelas que envolvem conhecimento técnico aprofundado de todos os que estão envolvidos nos novos processos. Esse talvez seja o maior desafio relacionado à utilização de uma impressora 3D na construção.
Ainda que as máquinas existam e ofereçam uma ampla gama de benefícios ao setor, temos algumas adaptações para fazer até alcançar o ideal. Questões de logística, implementação, armazenamento, manutenção, estrutura de apoio e treinamento de mão de obra são necessárias.
Gostou de conhecer mais sobre as impressoras 3D na construção, suas vantagens e aplicações? Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos sobre tendências, notícias e novidades do setor.