Gestão do conhecimento: por que compartilhar informações no canteiro de obras?

A construção civil é um ramo extremamente pautado pela gestão do conhecimento. Pense, por exemplo, nas etapas de um projeto. De quantos tipos de insumos precisamos para que uma entrega seja feita de acordo com as expectativas de clientes e construtoras?

As informações são muitas, partem de múltiplas fontes. Infelizmente, quanto maior o volume e a quantidade de pessoas envolvidas, é mais difícil formalizar, gerenciar e compartilhar informações. No Reino Unido, por exemplo, a indústria da construção civil possui um custo anual de 20 bilhões de libras para corrigir defeitos causados por falhas de comunicação. A estimativa é da British Standards Institution (BSI).

Por isso, os projetos alinhados a sistemas de gestão do conhecimento, como uma boa comunicação e um excelente compartilhamento das informações entre os designers, engenheiros e empreiteiros, são mais prováveis a cumprir prazos, orçamentos e enfrentar menos dificuldades.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

Os benefícios da gestão do conhecimento no setor construtivo

São várias as vantagens percebidas quando as ações planejadas para o canteiro de obras têm a gestão do conhecimento como base. Das atividades macro às micro, os benefícios são sentidos em cada etapa pelos profissionais envolvidos. Confira, abaixo, o que este recurso proporciona à indústria da construção:

Trabalho em equipe produtivo

Quando os profissionais envolvidos no projeto trabalham na mesma página, a rotina da construção possui maior fluidez.

Decisões mais assertivas

Qualquer decisão baseada em dados concretos é mais segura e eficaz do que as que têm o “achismo” como base.

Menores índices de falhas

Caso a informação seja um direito de todos e estes seguem as mesmas diretrizes, erros ocorrem com menor frequência.

Diminuição de retrabalho

A gestão do conhecimento permite que toda a equipe fale a mesma língua e siga o mesmo caminho, diminuindo a necessidade de “reinventar a roda”.

Menos desperdícios

Com cada etapa da construção devidamente planejada e controlada, o uso de materiais e equipamentos é feito com cautela, reduzindo o desperdício.

Menor dependência de terceiros

A informação não deve ficar sob a autoridade de poucos. Uma gestão do conhecimento de sucesso permite que o trabalho seja realizado de acordo com o planejamento. Dessa forma, os profissionais não ficam na dependência de uma pessoa-chave para acessar dados ou tomar decisões.

Informações atualizadas e acessíveis

Especialmente quando aplicada com o auxílio de uma tecnologia, a gestão do conhecimento fornece dados em tempo real. Estes são acessíveis por todas as partes interessadas, sem se tornarem obsoletos.

Maior engajamento entre as partes

Quando todos detêm uma visão geral dos objetivos e caminhos a seguir, há um empoderamento das partes. Colaboradores ficam mais à vontade para trocar experiências e dar opiniões, causando maior engajamento entre os envolvidos.

Espírito colaborativo e inovador

Se cada profissional foi contratado a fim de exercer uma função específica, isso significa que este possui algum tipo de conhecimento a transmitir. O espírito de equipe gera um ambiente de trabalho em constante movimento. Sendo assim, inovação e criatividade estão sempre presentes.

Comunicação transparente

Um dos principais benefícios da gestão do conhecimento é a transparência na comunicação. O conhecimento é de todos, o que significa que todo projeto será realizado com as pessoas seguindo na mesma direção, sem desvios pelo caminho.

Clientes e colaboradores mais satisfeitos

Uma consequência inegável disso é a satisfação da equipe e de clientes. Este intercâmbio de experiências e conhecimento entre as pessoas também agrega valor ao processo da construção de diversas maneiras.

A prática da gestão do conhecimento na construção civil organiza os fatos, contextualiza as situações, corrige os erros, categoriza os dados, evita o trabalho dobrado, aumenta a produtividade, minimiza os custos e deixa todos os envolvidos satisfeitos.

Gestão do conhecimento: como aplicar?

Agora que você já sabe o que a gestão do conhecimento pode fazer pela construção civil, chegou a hora de entender mais sobre como implementar a prática no dia a dia empresarial.

Ao aplicar a estratégia de implementação da gestão do conhecimento na construtora, a primeira coisa que você deve fazer é descobrir as necessidades da organização. Quais são as lacunas a serem preenchidas por todos esses dados que a construtora tem disponível?

A missão envolve conversas com seus times de projeto. Para entender o contexto, faça os seguintes questionamentos a grupos específicos:

  • Quais informações vocês precisam e ainda não têm?
  • Como é feito o gerenciamento de informações, no momento?
  • Todas as pessoas têm acesso a esses mesmos dados?
  • Como é feito o repasse de conhecimento na empresa?
  • A implantação da gestão do conhecimento facilita o atingimento de quais metas?
  • Quais são as ações necessárias para a implementação?

Somente quando tiver insumos suficientes para responder à todos estes questionamentos com clareza é que você estará pronto(a) para a próxima etapa: o desenvolvimento de um plano de ação.

A criação de um sistema formal para a gestão do conhecimento deve ser levada em conta o quanto antes. As informações inerentes aos processos de negócio, por vezes chamadas de conhecimento corporativo, são tudo aquilo que pode ser considerado essencial para as funções diárias de uma organização. Isso inclui bases de dados da empresa, documentos administrativos, arquivos de história e questões cotidianas dos funcionários.

Há casos em que essas informações estão dispersas em arquivamentos desconexos, o que mina a produtividade e a eficiência de suas equipes. Trazendo soluções de Tecnologia da Informação (TI) específicas para coletar, organizar e processar o conhecimento, você evita esse tipo de problema. A tecnologia é a resposta que as empresas buscam para a melhor integração e compartilhamento de dados.

Alguns pontos que você deve manter no radar, caso queira que a gestão do conhecimento realmente ofereça um diferencial competitivo à construtora:

Dados devidamente controlados

Certifique-se de que todos os dados coletados sejam, de fato, armazenados, organizados e analisados para obter ideias e visões inteligentes do mercado. Não simplesmente tenha informações em seu poder: transforme-os em conhecimento. Em tempos de Transformação Digital, quem sabe trabalhar com estes recursos possui uma importante moeda de troca que beneficia a organização como um todo.

Divida responsabilidades

A gestão do conhecimento é uma tática constante e, por isso, exige tempo e esforços por parte do time de profissionais envolvidos. Delegue funções e responsabilidades, escolha as pessoas certas para fazer com que o processo realmente aconteça.

Nunca esqueça dos objetivos

Não torne o processo automático e perca o fio da meada após um período. Trabalhe com foco em objetivos claros e inclua sempre um desafio a mais: maior eficiência de materiais, diminuição de desperdícios, logística otimizada, melhoria de processos e treinamentos de atualização.

Adapte o que for preciso

Avaliar resultados e perceber quais pontos necessitam de melhorias é uma forma de manter o processo de gestão em movimento, sem estagnar. Reconheça as falhas, repare as ações, busque as melhores soluções para o que não está entregando o resultado esperado. Um dos fatores mais interessantes do acesso a informações em tempo real é a possibilidade de tomar decisões rapidamente.

Compartilhe conhecimento

A prática serve exatamente para isso: fazer com que as informações centralizem-se em uma só pessoa. Trabalhe com o encorajamento dos seus times de projeto, crie ambientes participativos, incite a comunicação aberta e sem julgamentos.

Uma organização pode implementar o compartilhamento de informações gastando menos do que pensa. Mas, de qualquer maneira, esse investimento é garantido e trará retorno em pouco tempo.

O compartilhamento pode ocorrer inclusive por uma TV Corporativa na obra, a qual informa e atualiza os colaboradores, clientes e até fornecedores em andares simultaneamente, a partir de cronogramas, instruções para atividades e relatórios. A solução é primordial para garantir resultados melhores, alavancando ainda mais a qualidade do produto final.

Essas são algumas das vantagens que o compartilhamento de informações adequado pode trazer para a organização. É a solução que faltava para você atingir o sucesso que merece!

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