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Na hora de iniciar uma nova construção, é preciso pensar qual o melhor caminho a seguir e como percorrê-lo de forma eficiente. A maioria das pessoas tem dúvidas sobre os pontos cruciais do gerenciamento de obras e como alcançar os objetivos de qualidade, prazo e orçamento, evitando atrasos e aumento de custos.
Muitos profissionais do segmento ainda demonstram resistência em adotar soluções para modernizar os processos. Mas, em um mundo cada vez mais conectado e tecnológico, as empresas que optam por não se manter atualizadas acabam perdendo competitividade no mercado.
Assim, a tendência é que o setor se adapte aos novos tempos e invista cada vez mais em soluções tecnológicas. Com elas, as tarefas são realizadas de forma mais ágil e com auxílio de recursos especializados, minimizando os retrabalhos.
A qualidade também aumenta, já que os softwares permitem um detalhamento muito maior das informações. Logo, ter um bom sistema de gerenciamento de obras tem sido a carta na manga de muitas empresas de sucesso para potencializar os seus resultados.
Além disso, um dos desafios a serem otimizados pelos gestores é a produtividade no canteiro. Assim, os benefícios obtidos com ferramentas e equipamentos de ponta se tornam ainda maiores.
Diversas etapas tornam-se automatizadas, a coleta e registro são mais precisos e produtivos, além de possibilitar a organização dos dados, do trabalho e da comunicação remota, salvamento na nuvem a várias outras funcionalidades.
Continue lendo e entenda mais sobre o gerenciamento de obras e como a adoção de soluções tecnológicas pode otimizar essa atividade!
Como funciona o gerenciamento de obras?
Para um bom gerenciamento de obras, é necessária uma administração de recursos nos processos construtivos que assegure os requisitos de qualidade, o cumprimento do cronograma e do orçamento. Entre os ativos que devem ser gerenciados estão inclusos os materiais, as equipes, os próprios serviços, o tempo e o orçamento.
O gerenciamento começa no planejamento inicial e se estende até o pós-entrega de chaves. No entanto, não podemos deixar de lado a parte mais importante disso tudo: a execução, onde geralmente ocorrem os maiores problemas que impactam negativamente na qualidade, no andamento e nos custos do projeto.
São várias as ferramentas, estratégias e metodologias utilizadas durante essa etapa que servem como auxílio para os gestores nas tomadas de decisões, garantindo que as metas e objetivos sejam atingidos. A coordenação atua em todas as frentes construtivas, do planejamento até a fiscalização da execução.
Entre as funções da gestão do canteiro, estão:
- Contratar e fiscalizar a mão de obra;
- Criar e implantar estratégias de controle;
- Fiscalizar a segurança no canteiro;
- Garantir o cumprimento dos prazos;
- Manter os custos dentro do planejado no orçamento;
- Realizar a comunicação entre os clientes, escritório e canteiro;
- Fazer o controle das compras de materiais;
- Gerenciar a execução dos serviços.
Por que a gestão de obras é importante na construção civil?
Um bom gerenciamento de obras é essencial para garantir o sucesso dos empreendimentos. O objetivo principal é atestar que o andamento dos serviços esteja em conformidade com o planejado.
Ou seja, é responsável por identificar, antecipar e solucionar os problemas antes mesmo que eles ameacem afetar o resultado do empreendimento.
Outro fator importante é que o monitoramento permite que os projetos atendam às expectativas dos clientes. Em outras palavras, o controle dos processos construtivos garante que as especificações dos contratos sejam cumpridas. Assim, é possível uma maior satisfação por parte dos compradores.
Para a construtora, a gestão de obras é uma etapa que funciona como ferramenta para otimizar o andamento dos trabalhos. Desse modo, a organização consegue aumentar a produtividade, garantir a segurança e manter a qualidade dos serviços.
Impacto da tecnologia na gestão de obras
Uma construção, do projeto até o pós-obra, engloba uma enorme quantidade de procedimentos, pessoas e informações. Por isso, a gestão, quando feita de forma manual, acaba sendo menos produtiva, estando sujeita a erros, perdas de informação e falhas de comunicação, torna-se inviável nos dias atuais.
Assim, adotar soluções tecnológicas é um meio inteligente de otimizar essa etapa. Os recursos, que também podem ser utilizados através de dispositivos móveis, possibilitam uma infinidade de opções, como a automação dos processos de gerenciamento.
Além disso, há uma maior precisão, organização e centralização dos dados, evitando a perda de informações, que podem ser armazenadas de forma mais segura na nuvem.
Outro ponto positivo é a possibilidade de enriquecer os registros com recursos visuais de vídeo e foto, tornando-os mais completos.
Sendo assim, a adoção da tecnologia traz impactos positivos na produtividade, qualidade, assertividade e confiabilidade das informações.
7 benefícios do gerenciamento de obras e como a tecnologia pode ajudar
O gerenciamento de obras é um processo que necessita de um acompanhamento constante, neste cenário, a Tecnologia na construção civil vem tornando essa etapa mais simples, prática e eficiente.
Por isso, listamos a seguir os sete principais benefícios de adotar uma solução para esse segmento:
1 – Ajuda a reduzir os custos
Vários itens podem deixar a construção mais cara. Porém, o gerenciamento de obras é um bom aliado para gerar economia na obra. Entre os determinantes que podem encarecer, estão:
- Atrasos;
- Tributação;
- Retrabalho de documentos importantes;
- Riscos na contratação.
Além disso, com o auxílio da tecnologia, a criação, compartilhamento, acompanhamento e salvamento dos documentos das várias etapas de uma obra se tornam mais produtivos e seguros.
Isso minimiza as chances de erro, retrabalhos e perda de informações e documentos, bem como diminui os prazos.
2 – Auxilia na estratégia produtiva e acompanhamento
A gestão do canteiro passa por todas as etapas, desde o planejamento até a execução, e coordena cada uma das partes para serem cumpridas seguindo uma sequência lógica, no tempo programado e com os custos pré-definidos na etapa de orçamento.
Com uso de softwares, é possível acompanhar os diferentes passos da obra remotamente, em tempo real. Registrar informações e eventos fica mais rápido por meio de fotos, vídeos e áudios alocados em um único lugar.
Além disso, o monitoramento do cronograma e das alterações nos projetos fica mais produtivo e acessível aos responsáveis.
3 – Antecipa problemas na obra
Por cuidar de toda a organização do cronograma, o gerenciamento de obras possibilita prever problemas e, com isso, resolvê-los de forma antecipada.
A coordenação permite que a maioria desses possíveis obstáculos sejam resolvidos antes mesmo da execução de certa etapa. Deste modo, é possível aumentar a produtividade, evitando retrabalhos e tempo ocioso no canteiro.
Adotando soluções integradas a dispositivos móveis, a previsão e antecipação de gargalos se torna ainda mais efetiva e ágil. Esses sistemas permitem que os colaboradores avisem sobre qualquer contratempo, e também que os funcionários se comuniquem de maneira remota para decidir como resolver a situação.
Com isso, além de organizar e agrupar todas as informações, projetos e etapas, o gerenciamento de obras permite uma melhor visualização de tudo que pode interferir no andamento do projeto.
4 – Melhora o controle do estoque de materiais
O gerenciamento também auxilia a ter mais controle sobre o estoque de material para a construção. Isso se traduz rapidamente em economia. Afinal, evita o desperdício e ajuda a manter todas as despesas dentro do orçamento.
Uma boa administração ajuda, por conter uma lista com todos os produtos comprados e um acompanhamento do uso dos materiais. Dessa forma, fica fácil visualizar quando é necessário comprar mais algum item.
Indiretamente, esse benefício auxilia no controle da mão de obra contratada e no quanto de insumos vem sendo utilizado, além de evitar atrasos e tempo ocioso pela falta de materiais.
Uma solução digital consegue tornar essa etapa ainda mais eficiente, possibilitando que os trabalhadores mantenham uma atualização constante de tudo que foi usado e que será necessário nas próximas etapas.
A busca dentro de um software é simplificada e ágil. Com isso, você economiza tempo e pode se dedicar a outras demandas.
5 – Torna a execução mais fiel aos projetos
O gerenciamento de obras auxilia também na hora de contratar mão de obra especializada e coordenar os contratados nas diferentes etapas do projeto. É preciso considerar que, durante a execução de uma obra, podem ocorrer alterações, mas com uma boa gestão tudo isso pode ser previsto e contornado.
Assim, a construção segue o planejamento inicial de maneira precisa e, no caso de alterações, facilita a criação de um projeto as built (siga em inglês que pode se traduzir como “projeto como construído”).
Nesse ponto a tecnologia também se torna uma aliada, já que fica mais fácil acompanhar e seguir os passos iniciais por dispositivos móveis no próprio canteiro.
Além disso, possibilita que mudanças sejam feitas ao mesmo tempo em que as etapas são realizadas, minimizando a chance de perdas de informações ou detalhamentos errados.
6 – Melhora da qualidade dos empreendimentos
Um gerenciamento eficiente ajuda a criar mais padronização nos processos, diminuindo as desconformidades com o planejamento.
Assim, a qualidade geral da construção aumenta, garantindo que mesmo com profissionais ou sazonalidades diferentes, o resultado alcançado sempre seja o mesmo. De forma que todos os projetos da construtora consigam manter o padrão de qualidade.
Com precisão e facilidade de visualização das não conformidades, além de indicadores pré-formatados, garante-se maior assertividade e agilidade na gestão de qualidade.
Dessa forma, os profissionais e os fornecedores podem entender onde precisam focar e melhorar para que todos os elementos tenham as otimizações esperadas.
7 – Facilita a comunicação na construção
O gerenciamento de obras permite uma melhora na comunicação, principalmente entre as equipes do canteiro e do escritório. Com o auxílio da tecnologia, esse processo pode ser ainda mais aprimorado, já os softwares em dispositivos móveis possibilitam a colaboratividade de maneira remota.
Os profissionais que estão visualizando um projeto na web, por exemplo, podem adicionar comentários e sugestões para os demais envolvidos validarem. De forma que o documento seja otimizado continuamente e não passe adiante instruções obsoletas.
O que levar em conta ao escolher um software de gerenciamento de obras?
Para que o investimento em uma solução tecnológica gere os resultados esperados, é preciso que a escolha do software mais adequado para as necessidades da empresa seja criteriosa.
Fazer um balanço de tudo que precisa ser otimizado nos processos é a maneira ideal para começar a decidir. Assim, é possível comparar as funcionalidades disponíveis para fazer a melhor escolha.
Além disso, alguns dos recursos indispensáveis e que devem ser considerados na hora da decisão são:
Otimização do uso de dados
O software de gestão precisa melhorar e simplificar a coleta, o registro e o acesso de informações, independente do lugar. O ideal é que ele tenha funcionalidades para enriquecer os registros, como o uso de fotos, vídeos ou áudios. Assim, os dados são mais completos e a coleta de registros pode ser agilizada.
Integração das informações e segurança dos dados
Tudo deve ser integrado e centralizado, facilitando a dinâmica e o controle das frentes de trabalho. Para isso, o uso de uma solução que consiga abranger várias etapas e que tenha o recurso de armazenamento em nuvem é fundamental.
Dessa forma, as informações contarão com acesso facilitado, melhorando também a segurança e garantindo que nada seja perdido. Sem contar que esses registros podem ser sincronizados e analisados com ferramentas de Power BI.
Controle eficiente e abrangente
Outras funcionalidades também são importantes, como o controle de ativos. A ferramenta deve acompanhar:
- Documentos gerais do projeto e execução;
- Insumos e maquinários;
- Registros de fornecedores, colaboradores e terceiros;
- Segurança e qualidade da obra.
Fazendo uma administração precisa e assertiva de todos esses quesitos, é possível garantir a conformidade das etapas, além de evitar atrasos, gastos desnecessários e até situações como acidentes.
Aprimoramento das etapas do pós-obra
Um diferencial, ainda, são funcionalidades focadas na etapa de vistoria e entrega no pós-obra. Com formulários pré-configurados é mais fácil garantir a conformidade no fim da execução.
Além disso, com recursos para melhorar a assistência técnica, é possível otimizar a comunicação e agilizar a resolução dos problemas, garantindo a qualidade entregue e a satisfação do cliente.
Relatórios personalizados
A partir da alimentação de informações no software de gestão, é possível extrair relatórios personalizados que organizam e apresentam os dados de maneira certeira. Assim, os coordenadores conseguem fazer uma avaliação ágil dos processos e realizar uma tomada de decisão assertiva.
Automação e funcionalidades
A implementação de softwares de gerenciamento de obras proporciona a automação das etapas. Com auxílio da mobilidade, diversas tarefas ficam mais ágeis e práticas, como o registro das informações nas frentes construtivas.
Maior precisão no cronograma
Por último, uma solução tecnológica ajuda a melhorar a precisão no cronograma. Com ela, torna-se mais simples controlar as datas, registrar os motivos de atrasos ou problemas e também tomar decisões mais embasadas e rápidas para garantir o cumprimento dos prazos.
Novas tecnologias inovadoras de mapeamento
Com o avanço da tecnologia também surgiram outras ferramentas de suporte, focadas em partes específicas do seu projeto de construção civil, como o mapeamento.
Nesse caso, podemos destacar o mapeamento topográfico com drone, que permite uma exploração territorial facilitada e ágil, trazendo muitos resultados positivos para a sua obra. Os drones têm se tornado um aliado importante por seus diversos benefícios.
A partir de captura de imagens aéreas, é possível criar modelos 3D para a exploração de mapas topográficos ricos em detalhes, que ajudam no detalhamento do projeto.
Outra ferramenta tecnológica que está impactando positivamente no gerenciamento de obras é a Inteligência Artificial, que auxilia principalmente na gestão de segurança, com o objetivo de mitigar os riscos no canteiro de obra.
Evoluções como essa não facilitam apenas o trabalho do gestor, elas são fundamentais nas tomadas de decisões, dando um olhar mais estratégico com todas essas possibilidades de informações.
Unidas a um software de gestão como o Mobuss Construção, essas ferramentas podem ser grandes aliadas para alavancar a qualidade e a rentabilidade das suas obras. Gostou do conteúdo? Para aprimorar seus conhecimentos sobre o assunto, visite o nosso blog.