ABNT na construção civil: conheça as principais normas


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre ABNT na construção civil em áudio!

 

A maioria dos profissionais entende a importância das normas da ABNT na construção civil. Mas, alguns ainda desconhecem as principais diretrizes que padronizam e orientam a execução de praticamente todos os processos construtivos.

A maioria dos profissionais entende a importância das normas da ABNT na construção civil. Mas, conhecer as principais diretrizes que padronizam e orientam a execução dos processos construtivos é um desafio.

Além de serem de caráter quase obrigatório, as NBRs na construção civil são fonte de referência para os técnicos da área. Ou seja, elas indicam os caminhos e metodologias a serem seguidas para a realização correta dos serviços. 

Dessa forma, profissionais que se preocupam em conhecer e seguir as recomendações das normas conseguem entregar obras com maior padrão de qualidade. Outro papel importante é dar segurança para os profissionais e empresas. Assim, seguir as normas significa se resguardar de possíveis acidentes e até de problemas jurídicos.

Vale ressaltar que as NBRs e as Normas Regulamentadoras são diretrizes distintas. Por isso, os profissionais devem entender as diferenças entre as duas tipologias. Assim,  ficará mais claro a aplicação dos conceitos de cada uma.

Mas, além de entender o que é uma NBR, é preciso conhecer as principais normas da ABNT na construção civil. Continue lendo para entender tudo sobre o tema.

O que são as normas da ABNT na construção civil?

Conhecidas pela sigla NBR, que significa Norma Brasileira, as diretrizes são documentos publicados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Juntas, formam um conjunto de recomendações e procedimentos padronizados relacionados a questões como documentações, processos, materiais e serviços.

A ABNT é uma organização privada sem fins lucrativos e representante oficial da ISO (Organização Internacional de Padronização) no Brasil. Ou seja, ela é a responsável por estudar, elaborar e publicar normas técnicas para os diferentes setores no país.

A elaboração das normas da ABNT na construção civil é feita com especialistas e pode ter a participação de qualquer cidadão interessado. Ou seja, os profissionais e empresas podem, e devem, fazer parte da elaboração de cada norma técnica que acharem pertinentes.

Como contribuir com a elaboração das normas?

A ABNT possui o recurso de Consulta Nacional, que visa a colaboração e visão técnica dos profissionais. Esse processo oportuniza que a comunidade da área revise as normas propostas, identifique gargalos e sugira melhorias.

De forma colaborativa, a ABNT na construção civil permite que o processo seja mais democrático e em conformidade com a realidade do setor.

Se você tem interesse em contribuir com a análise, criação e atualização das NBRs, acesse a aba Consulta Nacional no site da ABNT. Clique em “pesquisar por comitê” e selecione a área de interesse e o projeto desejado.Após acessar o projeto, faça login na plataforma e já pode fazer sugestões referentes à norma. Com isso, você estará cooperando para que as diretrizes estejam alinhadas com as demandas da construção civil.


Qual a importância das normas da ABNT na construção civil?

O objetivo das NBRs é justamente padronizar os processos e diretrizes construtivas para que sejam sempre executados da mesma maneira. Assim, elas servem como verdadeiros manuais para a construção de edificações.

As NBRs garantem, então, que todos consigam entender as metodologias e realizar o trabalho. Isso evita que, por exemplo, um projetista faça um planejamento que não esteja de acordo com as regulamentações.

Além disso, executar os serviços conforme as normas da ABNT na construção civil permite que bons resultados de qualidade sejam alcançados e mantidos ao longo do tempo. Dessa forma, os técnicos e a organização têm confiança de que as construções seguirão o parâmetro de qualidade estabelecido.

A padronização gera benefícios como a melhora na produtividade, já que os procedimentos construtivos serão sempre os mesmos. Além disso, construir conforme as recomendações da NBR significa ter segurança jurídica caso algum problema aconteça com a edificação. 

Qual a diferença entre NRs e NBRs?

Apesar de ambas serem essenciais para os serviços na construção civil, as Normas Regulamentadoras (NRs) e as NBRs não devem ser confundidas. 

De maneira simplificada, podemos dizer que as NRs, criadas pelo governo, são direcionadas especificamente para a segurança do trabalho.

Portanto, elas são instrumentos obrigatórios que devem ser seguidos pelos profissionais e empresas de todos os setores da  indústria, incluindo a construção civil. Sendo assim, as NRs dão orientações, como uso de EPIs e EPCs, para garantir a integridade física e a saúde dos profissionais nos locais de trabalho. 

Já as NBRs são normas que não são necessariamente exigidas legalmente, apesar de muitas vezes constarem como exigências por diversos órgãos. Elas também servem como roteiros para a realização dos procedimentos construtivos, não sendo focadas só na proteção.

7 principais normas da ABNT na construção civil

Existem centenas de NBRs que são voltadas para o setor da construção civil. Mas, algumas delas são mais relevantes e merecem a sua atenção.

Agora que você já entendeu a importância e como você pode contribuir com as diretrizes do setor, confira abaixo as 7 principais normas da ABNT na construção civil:

1. NBR 6118

A ABNT 6118 é a norma que trata do projeto de estruturas de concreto. Ela cita as exigências que as construções devem cumprir para atender aos requisitos básicos dos projetos de estrutura de concreto simples, armado e protendido.

Importante salientar que, em 2023, o texto ganhou algumas atualizações, como inclusão de um novo coeficiente de fragilidade e diagrama para análise estrutural não-linear. Na cláusula 7.4.7.4, que antes causava certa confusão, foi esclarecido que esses critérios de durabilidade se encaixam nas pré-moldadas.

2. NBR 6136

A NBR 6136 fala sobre os blocos de concreto simples para alvenaria estrutural. Esse sistema construtivo é amplamente utilizado no Brasil, principalmente em habitações sociais. Assim, conhecer essa diretriz é quase uma exigência para as construtoras e engenheiros.

3. NBR 7199

Essa norma da ABNT na construção civil fala do projeto, aplicação e execução de vidros. Especifica as espessuras a serem utilizadas e conceitos dos vidros de segurança, como os temperados e os aramados. 

4. NBR 7678

A NBR 7678 cita procedimentos para garantir condições de segurança e higiene no canteiro. Fala sobre as medidas que você deve tomar tanto de caráter individual, quanto coletivo, para manutenção da segurança.

5. NBR 12.118

Outra norma importante para a construção civil é a NBR 12.118 – Blocos vazados de concreto simples para alvenaria. Ela traz procedimentos para realização de testes de qualidade e conformidade para verificar as exigências técnicas dos blocos. Entre os ensaios que a norma cita estão o de absorção de água e resistência à compressão.

6. NBR 13.531

A norma da ABNT na construção civil NBR 13531 orienta a elaboração de projetos de edificações. Ela é aplicável tanto para construções novas, quanto para as já existentes. A diretriz cita as etapas para atingir o objetivo.

7. NBR 15.575

Uma das diretrizes mais importantes na atualidade, a NBR 15.575 trata do desempenho de edificações habitacionais. Ela estabelece os critérios que você deve atender para garantir questões como conforto e durabilidade das construções.

Recentemente, essa norma ganhou uma nova emenda sobre os requisitos gerais. Vale acompanhar para ficar por dentro do que mudou.

Tanto as normas da ABNT na construção civil quanto às Normas Regulamentadoras são essenciais para garantir a segurança, a qualidade e a conformidade com as legislações. Por isso, os profissionais devem buscar conhecer todas elas e seguir suas orientações. 

Agora você já sabe o que é uma norma da ABNT na construção civil e quais as principais diretrizes. Acompanhe outros conteúdos sobre normas técnicas e também sobre o uso de tecnologia na construção em nosso no blog.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *