Como fazer um relatório de obra para acompanhamento (RAO) completo? Descubra 5 dicas

Manter um registro detalhado de todos os eventos relevantes em uma obra é importante para o sucesso do projeto, e o relatório de obra ou Relatório de Acompanhamento de Obra (RAO) cumpre essa função, promovendo transparência e organização no gerenciamento. 

Os profissionais da área da construção civil sabem que muitos imprevistos podem causar atrasos e gerar gastos excessivos em uma obra. 

O clima pode não cooperar com o progresso dos serviços, os fornecedores podem atrasar a entrega de produtos – ou até mesmo enviar os insumos errados, as máquinas podem estragar de repente e muito mais.

Mas, com o acompanhamento de obras digitalmente, é possível monitorar o progresso, solucionar imprevistos e assegurar que os serviços sigam o cronograma e o orçamento planejados.

Neste artigo, você aprenderá o que deve ser registrado em um relatório de obra, além de como um software de gestão pode facilitar esse processo e otimizar a eficiência da sua construção.


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre Relatório de Acompanhamento de Obra em áudio!

O que é relatório de obra para acompanhamento?

Também conhecido como Diário de Obra, Livro de Ordem ou então Relatório Diário de Obra (RDO), o RAO é um documento  que deve ser preenchido todos os dias com os eventos relevantes de uma obra.

O RAO era regulamentado pela Resolução nº 1.024 do Confea, que vigorava desde 2009. Mas a partir de 31 de outubro de 2017, passou a ter sua regulamentação amparada pela Resolução nº 1.094.

Entretanto, em fevereiro de 2022, sua obrigatoriedade foi revogada pelo Confea, tornando seu preenchimento opcional.

Os objetivos principais do relatório são atestar a realização dos serviços, esclarecer dúvidas e garantir o cumprimento das orientações técnicas e administrativas, avaliar motivos de eventuais falhas técnicas, atrasos e custos excessivos, bem como servir de fonte para os trabalhos estatísticos.

Esse documento pode ser preenchido pelo engenheiro, arquiteto, técnico de edificações ou até um estagiário. Mas, é necessário que seja supervisionado pelo profissional registrado e responsável pela obra – que, na maioria das vezes, é um engenheiro.

Quais informações devem constar em um relatório de obras?

Um relatório de obra completo deve incluir informações-chave para permitir uma visão precisa e organizada da construção. Confira os elementos essenciais:

  1. Dados do empreendimento: identificação da obra, proprietário, responsável técnico e número de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
  2. Cronograma de etapas: datas de início e término do projeto e de cada etapa.
  3. Relato de visitas e progresso: atualização do estágio do empreendimento em cada visita técnica.
  4. Eventos relevantes: acidentes, paradas de trabalho e justificativas, como condições meteorológicas ou financeiras.
  5. Empresas e prestadores envolvidos: informações sobre contratados e subcontratados com respectivas datas de início e término.

Esses registros fornecem uma visão ampla e detalhada da obra, ajudando a identificar rapidamente possíveis pontos de atenção.

Estrutura de um relatório de acompanhamento de obras

Um relatório de obra é uma ferramenta essencial para monitorar o progresso e a gerenciar as atividades do canteiro. 

A estrutura do RAO deve ser clara e organizada, garantindo que todas as informações relevantes sejam facilmente acessadas. 

Aqui está um modelo básico que pode ser adaptado conforme o tipo e o estágio da obra:

  1. Capa

    • Título: Relatório de Acompanhamento de Obras
    • Nome da obra
    • Nome do responsável pelo relatório
    • Data de elaboração

  2. Sumário

    • Lista de seções e subseções com as respectivas páginas, permitindo uma navegação fácil no relatório.

  3. Introdução

    • Objetivo do relatório e sua importância na gestão de obras em andamento.
    • Breve descrição do projeto, incluindo o escopo e os principais envolvidos.

  4. Progresso da obra

    • Resumo do estado atual da obra, incluindo atividades concluídas e em andamento.
    • Comparação com o cronograma original, destacando eventuais desvios.

  5. Detalhamento do Progresso

    • Descrição detalhada das etapas realizadas, incluindo datas, responsáveis e resultados.
    • Registro de qualquer evento relevante que tenha impactado o progresso, como atrasos ou mudanças no planejamento.

  6. Detalhamento financeiro

    • Resumo dos custos incorridos até o momento, com comparativo entre o orçamento previsto e os gastos reais.
    • Justificativas para quaisquer variações significativas.

  7. Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)

    • Registro da responsabilidade dos profissionais envolvidos na obra, conforme exigido pelos órgãos reguladores.

  8. Cronograma

    • Representação visual do cronograma atualizado, mostrando o progresso em relação ao planejamento inicial.
    • Análise de qualquer desvio significativo e as ações corretivas adotadas.

  9. Anexos

    • Documentação adicional que complemente o relatório, como contratos, notas fiscais, comunicações com fornecedores e relatórios de inspeções.

Essa estrutura facilita a consulta e a compreensão dos detalhes da obra, além de ser um importante recurso para prestação de contas e análises futuras.

Como facilitar e melhorar o preenchimento do relatório de obra?

Vimos que registrar diariamente os acontecimentos no canteiro de obras pode ser útil para diversas finalidades. 

Comprovar a execução correta e a qualidade desses serviços ou até entender o que levou ao surgimento de uma falha que a construção venha a apresentar no futuro, se torna possível com o Relatório de Acompanhamento de Obra.

Além disso, o relatório contém informações que são úteis na avaliação do empreendimento, na prevenção de problemas e otimização da produção futuramente. Ou seja, ele serve também como um modo da empresa se auto avaliar e aprimorar.

Mas, preencher o Relatório de Acompanhamento de Obra pode ser uma tarefa desafiadora. Isso porque é necessário levar em conta, também, que há muitos profissionais envolvidos nos serviços. 

Assim, é essencial contar com a gestão do conhecimento e seguir algumas dicas para aprimorar o registro dos acontecimentos:

  1. Fazer a anotação diária; assim não há perda de informações importantes. Os registros podem ser feitos por outros profissionais, como estagiários, para não sobrecarregar o responsável técnico pela obra – mas lembre-se: ele precisa checar e supervisionar a tarefa depois.
  2. Explicar todos os dados dos acontecimentos de forma escrita também pode ser um problema, já que pode haver falta de clareza. Por isso, uma dica é detalhar de modo objetivo, sem múltiplas interpretações.
  3. Utilizar a tecnologia é um modo de resolver diversos gargalos. Os softwares e móveis permitem que as informações que vão constar no Relatório de Acompanhamento de Obra sejam registradas de maneira prática e completa.
  4. Com o uso de aplicativos ou sistemas, é possível registrar de maneira mais rápida e precisa. Há também a vantagem de fazer registros fotográficos, vídeos e áudios dos acontecimentos, elevando a confiança nas informações.
  5. Nos softwares, é possível armazenar os dados de forma organizada e segura na nuvem. Muitas vezes, é possível também que todos os profissionais tenham acesso às informações em tempo real, de maneira remota e simultânea, fazendo com que a comunicação seja otimizada e agilizando a solução de problemas.

O Relatório de Acompanhamento de Obra é um item importante para as empresas e deve ser levado a sério. Por isso, encontrar formas mais eficientes de realizar os registros é imprescindível para evitar retrabalhos, erros, custos e atrasos futuros.

Invista em tecnologia para criar relatórios de obras

Para otimizar a criação e o controle dos relatórios diários de obra, utilizar uma tecnologia específica traz grandes benefícios

Ferramentas como o Mobuss Construção oferecem recursos para automatizar o processo de registro, facilitando a organização e o monitoramento da obra. 

Com a digitalização dos dados, a comunicação entre equipes é aprimorada, e a segurança da informação é garantida.

Além disso, um software de gestão permite o acesso remoto e em tempo real, o que agiliza a tomada de decisões e evita problemas. Ao centralizar os registros, ele melhora a eficiência e reduz o retrabalho, garantindo uma gestão mais precisa e econômica.

Já sabe o que é o relatório de obra e como preenchê-lo de maneira adequada? Se ficou alguma dúvida, deixe seu comentário e acompanhe os posts do blog.


*Texto atualizado: 26/12/2024

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *