Para automatizar a abertura de chamados e o relacionamento com o cliente, a construtora utiliza tecnologia que integra a assistência técnica com o WhatsApp
Há mais de 10 anos no mercado, a Rocha Empreendimentos já utiliza a tecnologia como aliada há bastante tempo e, valendo-se desta estratégia, estava em busca de mais opções de comunicação com o seu cliente final. Para isso, passou a integrar o WhatsApp com o módulo de Assistência Técnica do Mobuss Construção, software para indústria da construção desenvolvido pela Teclógica.
“Com essa melhoria, a comunicação cliente ex construtora se torna muito mais rápida e transparente, elevando o nível de satisfação dos clientes, que podem utilizar um aplicativo que já estão acostumados no seu dia-a-dia.” afirma Sílvio Etges, gerente de Produtos da Teclógica.
Segundo Bruno Rocha, CEO da Rocha Empreendimentos, anteriormente o processo para abertura de chamados era moroso. Os clientes entravam em contato via site ou telefone, e o atendente da construtora passava as informações manualmente para o sistema, mas esse processo era passível de erros de interpretação e atrasos. “Diante disso, traçamos um plano para fazer a integração do WhatsApp com o Mobuss Construção.” complementa ele.
Automação de processos
Agora, com a integração com o WhatsApp, as informações passadas pelo cliente ficam disponíveis diretamente no sistema, para que a equipe de assistência técnica da Rocha Empreendimentos possa atuar rapidamente.
A ferramenta permite também a inclusão de evidências, como imagens e vídeos. Isso torna a compreensão do problema muito mais clara e assertiva, para uma tomada de decisão ágil por parte da construtora.
Essa automação, além de dar mais credibilidade para os processos operacionais, diminuiu o esforço burocrático da empresa, sendo o principal motivo da aquisição. De acordo com Bruno, “Hoje temos mais de 80% dos nossos chamados abertos via WhatsApp, e o nosso cliente é muito beneficiado com a autonomia e velocidade em abrir um chamado dessa forma. É enviado um número de registro do chamado, tornando o processo mais seguro. ”
Organização e análise de dados
Com a utilização da tecnologia, a Rocha Empreendimentos conseguiu digitalizar seus processos e extinguir quase 100% de papel. É possível organizar tudo isso de uma forma dinâmica, dentro de um único sistema, onde utiliza-se dados para a tomada de decisões e definição de metas.
“No papel tínhamos apenas informações desconexas e precisávamos administrá-las, e hoje, ao invés disso, temos dados. Assim, conseguimos analisar o que é preciso otimizar em nossos processos e colocar essas melhorias em prática.”, completa Bruno.
O armazenamento de informações em soluções especializadas permite que a construtora faça um gerenciamento de todas as etapas do processo construtivo. Os dados ficam arquivados no sistema, e com isso a equipe evita perdas de documentos e falhas de comunicação. Com atualizações em tempo real, os profissionais não correm risco de acessar informações obsoletas sobre o projeto.
Para Bruno, contar com uma empresa que busque soluções em conjunto é a chave para um bom negócio. “Desde o surgimento da ideia, o pessoal da Teclógica abraçou junto conosco este desafio, entendendo o quanto isso ia trazer de resultado para ambas as partes (cliente e construtora). Hoje, devido a essa dedicação, conseguimos colher os frutos dos bons resultados.”, finaliza.