Blog

Conheça as 3 principais causas de atraso nas obras e como evitá-las

Conheça as 3 principais causas de atraso nas obras e como evitá-las

Atrasos em obras infelizmente é um tema recorrente na indústria da construção civil. Estima-se que 67% dos trabalhadores desse segmento operam ou despendem esforços em atividades que não agregam valor na edificação. Esse elevado índice revela a ineficiência operacional do setor que, quase sempre, resulta em atrasos na entrega final da obra. As consequências danosas do atraso na execução dos serviços são as mais variadas possíveis: descumprimento de cronogramas e insatisfação dos clientes estão entre os principais problemas originados por atrasos. De acordo com a Continue lendo

Empowerment: como a autonomia motiva os colaboradores

Empowerment: como a autonomia motiva os colaboradores

Uma das palavras que entrou no vocabulário dos líderes nos últimos anos é o termo “empowerment”. Uma tradução adequada seria o “ato de empoderar” ou, explicando mais diretamente, permitir que alguém tenha o poder de decidir. O motivo dessa palavra ter se disseminado é resultado da descoberta do poder da autonomia como motivação para os trabalhadores. Quanto mais alguém se sente dono de si mesmo, mais motivado estará para realizar seus objetivos.

Como otimizar a comunicação no canteiro de obras?

Como otimizar a comunicação no canteiro de obras?

Para qualquer organização, a comunicação interna é importante. Mas para o canteiro de obras, ela é indispensável. É essa comunicação que ajuda a evitar erros na execução das tarefas devido a pontos que não ficaram claros, que consequentemente auxilia na diminuição dos retrabalhos necessários. Além disso, a comunicação (ou falta dela) pode influenciar diretamente na motivação e produtividade, e por isso deve ser otimizada. Veja a seguir o que é preciso fazer para melhorar a comunicação no canteiro de obras: Estabeleça uma boa liderança Embora Continue lendo

Os erros mais comuns que ocorrem no orçamento da obra

Os erros mais comuns que ocorrem no orçamento da obra

Desenhos, memoriais, especificações técnicas e orçamento — são só algumas peças técnicas que compõem o projeto de uma obra e orientam o gestor na execução dos serviços previstos. Erros e distorções em qualquer um desses documentos podem trazer graves prejuízos à execução da obra, resultando em retrabalhos e descumprimentos de cronogramas — com consequências negativas sobre a produtividade e qualidade final dos serviços executados.

Acidentes de trabalho no Brasil: como diminuir os números alarmantes?

Acidentes de trabalho no Brasil: como diminuir os números alarmantes?

Uma das grandes preocupações atuais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) é a quantidade de acidentes de trabalho no Brasil. O documento Estratégia Nacional para Redução de Acidentes do Trabalho 2015-2016, divulgado pelo MTE em 2015, com última modificação: 22/12/2017. Apontou que houve 2.797 acidentes do trabalho fatais em 2013 no Brasil, o que correspondeu a uma taxa de mortalidade de 6,53 a cada 100.000 segurados no país. Além disso, o mesmo relatório destaca que a Organização Internacional do Trabalho (OIT) faz a estimativa de Continue lendo

3 dicas para melhorar o orçamento de uma obra

3 dicas para melhorar o orçamento de uma obra

Todo engenheiro, do orçamentista ao gerente de obras, sabe: o orçamento da obra é uma das peças técnicas mais importantes de um projeto. De fato, esse documento serve para avaliações iniciais em uma tomada de decisão sobre a implantação de um determinado empreendimento — no caso de orçamentos estimativos elaborados em avaliações expeditas — e até detalhamentos finais para a execução da obra propriamente dita, quando são elaborados os orçamentos analíticos.

Liderança na construção civil: como ser uma inspiração para a equipe

Liderança na construção civil: como ser uma inspiração para a equipe

Em todo o universo corporativo, existe um consenso sobre o impacto causado pelo estilo de gestão em importantes indicadores de performance das equipes. Na verdade, o capital humano é o grande diferencial competitivo, essencial para o crescimento e sucesso das empresas. Nesse contexto, o líder ganha ainda mais importância, sendo responsável por gerenciar questões estratégicas, administrativas, técnicas, operacionais e comportamentais.

Acesse nossos materiais educativos sobre construção