Quem gerencia projetos na indústria construtiva enfrenta algumas dificuldades para monitorar tudo o que está acontecendo no canteiro. Mesmo estando presente durante a execução das etapas, é muito mais fácil ter uma visão completa e atualizada com o auxílio de soluções de mobilidade na construção civil.
A falta desse recurso no ramo pode resultar sérios problemas. Por exemplo:
- Gargalos na comunicação;
- Dificuldades na administração;
- Ineficiência na gestão de recursos;
- Problemas na coleta de dados;
- Falta de rastreabilidade adequada.
Quando esses obstáculos são vencidos, podem levar a melhorias no cronograma, redução de custos, maior eficiência geral do fluxo de trabalho.
Portanto, a tecnologia é essencial para melhorar a logística de mensagens entre os setores, a eficiência e o desempenho. A boa notícia é que através desse recurso disponível para aparelhos móveis, tudo isso fica muito mais fácil.
Trocar antigos hábitos e investir em inovação pode trazer resultados vantajosos para os profissionais da área.
A mobilidade na construção civil otimiza os processos operacionais e impulsiona a produtividade, a qualidade e a rentabilidade dos negócios. Saiba mais a seguir!
O que é e para que serve a mobilidade na construção civil?
A mobilidade na construção civil refere-se à utilização de tecnologias móveis, como smartphones e tablets, para se beneficiar com aplicativos desenvolvidos para essa indústria.
Eles visam aumentar a eficiência e a agilidade das etapas no canteiro. Assim, você obtém acesso remoto e instantâneo às informações, permitindo uma comunicação eficaz entre os setores.
Por meio dessas soluções, os profissionais podem acessar arquivos e registros importantes a qualquer momento. Com isso, eles têm a possibilidade de visualizar plantas, desenhos, especificações técnicas, cronogramas para o andamento dos projetos.
Outro ponto positivo para a mobilidade na construção civil é eliminar a dependência de documentos físicos e permitir a tomada de decisões assertivas e com mais eficiência.
A ferramenta também auxilia no gerenciamento de tarefas na obra. Ela possibilita que os coordenadores monitorem o andamento das atividades, atribuam responsabilidades, estabeleçam prazos e acompanhem o progresso geral em tempo real. Isso facilita a organização e a manter os prazos e o orçamento dentro do acordado com o cliente.
Além disso, a coleta de dados no próprio espaço profissional é otimizada por meio dos aplicativos. Os colaboradores da área podem realizar inspeções, registrar informações de qualidade e relatar questões de segurança diretamente no canteiro. Esses registros são resguardados na nuvem, aumentando a segurança dos arquivos.
Importância da mobilidade na construção civil
O uso de ferramentas de mobilidade na construção civil é de extrema importância para melhorar os processos e a eficiência do setor.
Um dos principais benefícios é o acesso rápido a informações relevantes. Os profissionais da área podem utilizar os aplicativos para acessar dados essenciais diretamente em seus dispositivos móveis.
Além disso, eles facilitam a comunicação dos profissionais do canteiro e escritório. Isso melhora a colaboração para a resolução de problemas, evitando também a necessidade de reuniões presenciais.
No geral, a implementação da mobilidade na construção civil impulsiona a melhoria contínua e a modernização do ramo. Ela também ajuda a aprimorar a eficiência operacional.
Além disso, possibilita a tomada de decisões embasadas em fatos, promove uma logística de informações eficaz, melhora a qualidade e a segurança e permite uma resposta ágil a mudanças.
7 motivos para utilizar dispositivos móveis nas obras
Como vimos, a mobilidade na construção civil pode trazer diversas vantagens para os profissionais e as empresas. Veja abaixo sete motivos para utilizar dispositivos móveis nas obras:
1. Controle de funcionários e de metas individuais
Utilizando tablets e smartphones, supervisores responsáveis por um grupo podem facilmente apontar horários de trabalho e calcular a produtividade de cada um.
Com o uso de folhas de papéis presas em pranchetas, estas informações demoram para chegar ao escritório. Via internet, elas chegam instantaneamente.
A velocidade com que os dados são compartilhados possibilita o controle de problemas que possam prejudicar o andamento dos projetos, visando soluções mais rápidas. Isso apoia diretamente a data de entrega do empreendimento e os custos do projeto.
2. Flexibilidade
Além de acelerar os registros, não depender de papel para o alinhamento de dados resulta em uma maior agilidade na consulta de arquivos armazenados. Tanto a localização, quanto a busca por conteúdos neles contidos, tornam-se mais rápidas quando você usufrui da tecnologia para essas tarefas.
Você também economiza espaço e dinheiro. Por anos a aquisição de milhares de folhas e seu armazenamento em grandes espaços esteve presente nos ambientes corporativos. Felizmente, a computação em nuvem e a mobilidade têm mudado esse cenário.
Com isso, ainda é possível colaborar com o meio ambiente, reduzindo o consumo de recursos naturais.
3. Vistorias mais eficazes
Monitorar possíveis irregularidades no empreendimento fica muito mais fácil com a ajuda das ferramentas certas. Utilizando aplicativos desenvolvidos para dispositivos móveis, é possível compartilhar informações rapidamente.
O responsável pela vistoria vai até a obra, fotografa tudo aquilo que deve ser melhorado e envia para o setor responsável, assim, os problemas são solucionados com mais agilidade.
4. Melhoria na gestão de qualidade e de materiais
A implementação da mobilidade na construção civil pode melhorar significativamente a gestão da qualidade e dos materiais. Ela agiliza o processo de inspeção e facilita o rastreamento e controle dos insumos.
Na etapa de qualidade, o uso de softwares de mobilidade permite a realização de inspeções com o auxílio de checklists rápidos e a comprovação dos acontecimentos por meio de imagens e vídeos.
No que diz respeito aos materiais, o uso de QR Codes pode ser uma maneira prática e segura de rastrear os insumos utilizados na obra. Cada material pode ser cadastrado no software de gestão com um QR Code exclusivo, contendo informações como fornecedor, data de entrega, especificações técnicas, entre outros dados relevantes.
5. Aumento da produtividade
O uso de mobilidade na construção civil aumenta a produtividade dos serviços. Isso ocorre por meio da facilitação da comunicação entre equipes, do gerenciamento eficiente, da coleta de dados em tempo real e da otimização do fluxo de trabalho.
Essas vantagens ajudam a reduzir o tempo, melhorar a coordenação e a tomada de decisões. Além de simplificar etapas, resultando em maior rendimento para a área.
6. Redução de custos
A adoção da tecnologia também contribui para a redução de custos nas obras. Essas soluções permitem uma administração eficiente de recursos, tomada de decisões assertivas, monitoramento de desempenho e redução de papel e processos burocráticos.
Ao otimizar essas áreas-chave, os valores operacionais podem ser reduzidos, evitando desperdícios, minimizando erros e atrasos. Além disso, a coordenação entre as equipes é simplificada. Como resultado, as companhias podem aumentar sua rentabilidade.
7. Melhoria no acompanhamento de dados
O uso de mobilidade na construção civil traz uma significativa melhoria no acompanhamento de dados. Com aplicativos móveis específicos para o setor, é possível coletar, armazenar e acessar arquivos em tempo real, tornando o processo mais eficiente e preciso.
Isso permite uma visão mais abrangente do progresso do projeto, das atividades em andamento, dos recursos utilizados e dos custos envolvidos. Além disso, ela facilita o registro de informações, como relatórios de inspeção, registros de horas trabalhadas, solicitações de alterações e relações de materiais.
Com o uso dessas soluções, o controle dos projetos pode ser feito a partir de qualquer lugar. Isso se tornou uma necessidade na construção civil moderna para aqueles que querem se destaca
Para saber mais como aumentar os lucros e evitar atrasos nas obras, leia nosso ebook sobre Produtividade e redução de custos: Como a tecnologia pode apoiar o setor da construção.