Design thinking no canteiro de obras: o que você deve saber


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Você conhece o conceito de design thinking? Essa estratégia pode ser uma excelente ferramenta para entregar construções com qualidades elevadas e uma boa experiência para os clientes.

É comum que muitos profissionais da construção civil acreditem que analisar os problemas para encontrar uma solução é a melhor alternativa. Mas, em muitos casos, isso não funciona, principalmente porque as necessidades dos clientes acabam não sendo entendidas de verdade. 

Assim, é preciso tentar uma abordagem diferente, pensando primeiro na solução e depois em como ela pode resolver o problema. Além disso, ter uma cultura de gestão baseada na resolução de problemas é importante para estabelecer outros tipos de metodologias dentro de uma empresa. 

Toda essa nova abordagem pode ser estabelecida a partir do Design Thinking. Quer saber como? Acompanhe o conteúdo que preparamos. 

O que é design thinking?

O design thinking é uma abordagem que engloba um conjunto de práticas que permitem que os profissionais de uma empresa desenvolvam o pensamento colaborativo, o senso crítico e a criatividade. 

O foco desse conceito é na experiência e nas necessidades dos clientes. Em uma tradução livre, design thinking significa pensamento do designer, já que ele se originou nas áreas do design e foi adaptado para os demais setores.

O objetivo da abordagem é gerar soluções de problemas de forma colaborativa e criativa, reunindo diferentes ideias, perspectivas e visões sempre com empatia para os clientes. 

Com o design thinking começa-se pensando na solução para então chegar no problema. Isso é, primeiro é preciso entender a rotina e as necessidades dos clientes para assim buscar soluções que irão supri-las.

Os 3 pilares básicos que sustentam o design thinking são: 

  • Empatia: fala sobre se colocar no lugar dos outros, no caso, o dos clientes, para poder experienciar suas dores e necessidades, livre de pré julgamentos;
  • Colaboração: se trata da capacidade de unir as habilidades dos profissionais envolvidos no projeto, gerando diferentes ideias e soluções. Com a colaboração, as ideias se somam e complementam, trazendo soluções mais completas e criativas;
  • Prototipagem: onde os conceitos e ideias apresentados são botados em prática para entender se eles podem, de fato, resolver os problemas. Esse pilar é crucial, já que ele permite a tentativa e erro, dando chances para aprimorar as soluções e entender a aceitação dos clientes.

Quais as etapas do design thinking?

Como essa abordagem é diferente da gestão baseada em problemas, é preciso mudar a maneira na qual pensamos nas tomadas de decisão, não mais de maneira sequencial, mas cíclica. Então, existem 5 etapas que devem ser seguidas para que o design thinking possa gerar os resultados esperados. São elas:

1. Imersão

Primeiro é preciso que a equipe coloque-se no lugar do cliente, para entender suas dores, necessidades, desejos e objetivos. Portanto, o foco aqui não é em dados numéricos ou gráficos, mas sim nas pessoas. Assim, os profissionais devem avaliar quais os empecilhos na etapa da execução acabam por diminuir a satisfação e impedem a entrega de uma melhor experiência para o cliente.

2. Análise e Síntese

Com as informações reunidas, agora é a hora dos profissionais organizarem e analisarem todas elas. Nessa etapa se começa a pensar nas soluções ideais que por fim levarão a solucionar os problemas que estão afetando o andamento e a realização de serviços no canteiro de obras.

3. Ideação

Aqui é onde as ideias de soluções já estão formadas e começam a ser lapidadas. Nessa etapa é muito importante a colaboração de todos os envolvidos, para que se possa acrescentar, aprimorar ou até descartar pontos específicos de cada ideia.

4. Prototipagem e teste

Nessa fase já temos as ideias projetadas como soluções e a equipe deve criar protótipos para serem implementados no canteiro de obras visando solucionar os problemas. Nessa etapa é importante fazer pesquisas para avaliar a aceitação dos stakeholders quanto aos resultados. Aqui identifica-se os pontos fracos, fortes e qual solução tem mais chance de sucesso para ser posto em prática. Caso algo precise ser alterado, basta repetir as etapas anteriores.

5. Implementação

Por último, com a melhor solução devidamente projetada e testada, é hora de implementar na prática. Nessa etapa a empresa já terá dados sobre a aceitação e o desempenho da solução tanto na própria execução da obra quanto por parte dos clientes. Assim, tendo mais confiança e otimizando suas chances de sucesso no decorrer da construção e também no lançamento de novos empreendimentos.

Quais as vantagens de utilizar o design thinking?

Investir em uma cultura de design thinking na gestão de uma empresa traz diversos benefícios: 

  • Maior engajamento da equipe, 
  • Mais assertividade, 
  • Melhoria da produtividade, 
  • Soluções criativas, 
  • Ampliação da visão sistêmica

Com isso, a empresa consegue diminuir os prazos do cronograma de obras, reduzir gastos e aumentar lucros, trazendo uma maior satisfação ao cliente. Já que o Design Thinking possibilita a criação e testagem de soluções para resolver os problemas no canteiro de obras que atrasam a construção e diminuem a qualidade final do empreendimento.

Além disso, os profissionais têm uma melhora na comunicação, deixando de lado a hierarquia comum para compartilhar suas ideias. 

Tendo empatia e focando na experiência do cliente é possível reduzir os erros, já que os profissionais conseguem entender a importância de resolver os problemas. Ainda, com mais liberdade de pensamento, a empresa consegue estimular a criatividade e a inovação.

Como usar o design thinking na construção civil?

Para poder implementar uma cultura de design thinking em uma construtora, é importante envolver e contar com o apoio de toda a equipe. Mais do que isso, é preciso focar menos em dados estatísticos e mais em conhecer a realidade dos clientes e suas necessidades. 

Dessa forma, a empresa consegue criar soluções inovadoras para resolver os problemas que aparecem no canteiro de obras e que prejudicam os resultados finais, aumentando a satisfação dos clientes e proporcionando uma excelente experiência de compra.

Com a equipe engajada e ciente da importância de mudar a mentalidade, é só aplicar as etapas do design thinking, sempre monitorando os resultados a fim de buscar uma melhoria contínua

Isso resulta em profissionais mais criativos e os empreendimentos únicos e inovadores, focados especificamente nas necessidades daqueles que vão utilizar, aumentando sua satisfação.

O design thinking é uma abordagem totalmente diferente do que os profissionais da construção estão acostumados, mas que vem ganhando espaço e pode render bons resultados. 

Agora você já sabe do que se trata o design thinking e como implementar na construção civil. Mas se ficou alguma dúvida ou sugestão, comente aqui embaixo. Não esqueça de também continuar acompanhando os posts no blog!

2 Comentários


  1. Parabéns pela excelente abordagem sobre Design thinking, temos percebido a tendência de mercado quando o cliente não busca somente o menor custo e sim o melhor custo, ele busca uma relação transparente e participativa, está muito próximo do desenvolvimento dos trabalhos e o design thinking deve ser contínuo e envolver todas as fases do processo, trazendo a confiança do cliente.

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    1. Marcello, é isso aí. Sempre pensar em novas formas de entregar o melhor para os clientes.

      Responder

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