Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre construção 5.0 em áudio!
Assim como praticamente todos os setores do mercado, a engenharia vem adotando a tecnologia como aliada na solução de problemas e melhoria de processos. Por isso, a construção 5.0 tem ganhado destaque na indústria, unindo inovações tecnológicas com o foco na sustentabilidade.
Pensar em maneiras de construir causando menos impactos ao meio ambiente é essencial. Isso porque o setor consome muitos recursos naturais e gera resíduos em grande escala. Essa situação, no mundo atual, é vista com grande preocupação por parte dos investidores, dos clientes e da sociedade em geral.
Por isso, para que as empresas consigam manter a competitividade e possam se consolidar no mercado, elas devem investir em soluções tecnológicas. Além de conseguir gerar mais sustentabilidade, as inovações trazem mais agilidade, qualidade e eficiência para os serviços, aumentando a produtividade e diminuindo os gastos.
É com esse intuito que surgiram metodologias, como a construção 5.0, pensadas com base em novas abordagens voltadas para a tecnologia, a sustentabilidade e centradas no ser humano. Com sua implementação, as empresas conseguem atingir novos patamares e se adequar às exigências do mundo moderno.
O que é Construção 5.0?
O termo construção 5.0 é a adaptação do conceito conhecido como indústria 5.0. Ele vem sendo utilizado há pouco tempo, mas surgiu como uma evolução da ideia atual da era 4.0, que já é aplicada no setor. Assim, a nova transformação vem se tornando uma tendência e ganhando espaço no mercado.
Também conhecida como construção 2030, podemos dizer que construção 5.0 é um conceito inovador que tem como pilares a sustentabilidade, a centralidade no ser humano, a resiliência organizacional e a colaboração do ser humano com as máquinas, como tendência para o futuro da indústria.
Ela surge como uma solução para os problemas atuais que o mundo vem enfrentando, como as mudanças climáticas e o esgotamento dos recursos naturais.
Sua ideia central é utilizar tecnologias como os robôs como aliados, trabalhando junto dos colaboradores, para melhorar os processos, tornando-os mais ecológicos e eficientes. Assim, a construção 5.0 procura estabelecer uma indústria resiliente que incorpora valores sociais e de inovação.
6 benefícios da construção 5.0
Assim como foi com a revolução 4.0 da indústria, na nova era as empresas, os clientes e a própria sociedade podem se beneficiar de diversas formas. Por isso, confira abaixo as 6 principais vantagens da construção 5.0:
Inovação
Quando as pessoas trabalham em simbiose com as máquinas é possível desenvolver o trabalho analítico. Com isso, inova-se mais ainda nas soluções que serão adotadas para resolver os problemas do setor, como por exemplo, a falta de insumos.
Sustentabilidade
A sustentabilidade é um dos principais pilares da construção 5.0. Por isso, com a implementação, os processos construtivos devem passar a ser mais sustentáveis, do projeto ao pós obra, utilizando materiais ecológicos e sistemas construtivos que gerem menos resíduos e sejam mais eficientes.
Valor à marca
Outro benefício é agregar valor para as empresas que se adequam a essa nova tendência. Com sustentabilidade e foco nos clientes, é possível obter uma maior satisfação, melhorar a competitividade e alcançar novos horizontes no mercado.
Otimização de processos
Um dos focos da construção 5.0 é justamente fazer com que os serviços sejam mais eficientes. Assim, essa nova era promove uma otimização dos processos construtivos, tornando-os mais ágeis e de maior qualidade.
Existem, por exemplo, robôs que realizam atividades repetitivas e também tarefas de maior periculosidade. Desse modo, os profissionais podem focar em realizar as demandas de cunho intelectual. Isso, além de promover um canteiro mais seguro e produtivo, melhora o controle de qualidade da obra.
Redução de custos
Com a inovação, foco em sustentabilidade, mais valor à empresa e otimização dos processos, a nova era da construção consegue reduzir os custos das obras. Assim, será possível obter maior rentabilidade, utilizando recursos mais assertivos, diminuindo desperdícios e evitando erros.
Humanização
Por último, cabe reforçar que um dos pilares da construção 5.0 é o olhar centrado para o ser humano, por isso ela gera um processo produtivo cada vez mais focado nesse âmbito.
Isso significa que as obras serão voltadas para as necessidades das pessoas e da sociedade, além de levarem em conta o bem estar dos profissionais envolvidos nos serviços. A atenção para a segurança da obra também deve ser intensificada, com a criação de soluções que apoiem nesse quesito.
O uso de drones, por exemplo, pode localizar problemas e ajudar nas vistorias em pontos insalubres, evitando que os profissionais precisem se locomover até o local.
Por que se atualizar?
Cada vez mais empresas da construção civil vêm se reinventando e implementando soluções tecnológicas em seus processos. Hoje existem, inclusive, as construtechs, que são criadas exclusivamente para resolver problemas recorrentes do setor com a adoção de tecnologia.
No entanto, no mundo atual, com constantes inovações, é preciso não só se adequar às exigências atuais, mas se manter atualizado nas tendências para o futuro. Por isso, os profissionais devem sempre continuar pesquisando, se capacitando e utilizando os recursos disponíveis ao seu favor.
Muitas empresas da construção ainda estão se adaptando à era 4.0, adotando aos poucos soluções tecnológicas, como impressoras 3D. Mas os objetivos já devem ser estabelecidos para que no futuro seja possível implementar os princípios da construção 5.0, ficando à frente do mercado.
Assim, é possível obter todos os benefícios que a nova era pode trazer para as próprias empresas, mas também para os demais envolvidos no processo. Mais qualidade nas obras, maior produtividade, menos desperdícios e gastos desnecessários, tudo isso é possível com uma adoção de uma postura inovadora e sustentável.
Agora você já sabe do que se trata a construção 5.0 e a importância de se manter atualizado no mercado. Para conhecer mais sobre as novidades que vêm ganhando destaque no setor, leia nosso ebook sobre as tendências da engenharia civil para 2025.