Você está por dentro do projeto Construção 2030?


Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre Construção 2030 em áudio!

No início de 2022 a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) retomou o projeto “Construção 2030”, que visa incentivar a cultura de inovação nas empresas do setor. A iniciativa foi criada em 2018 e voltou a ter maior destaque agora.

Um dos motivos para o foco no projeto foi a pandemia do Coronavírus, que demandou aceleração da inovação tecnológica em vários segmentos, incluindo também a construção civil.

Devido às restrições vivenciadas durante a pandemia, o uso de tecnologias móveis e soluções de automação do canteiro tornaram-se cada vez mais fundamentais para as empresas da área.

Outro fator que também ganhou destaque foram as construções industrializadas, pois contam com um processo muito mais rápido que as construções comuns e reduzem o desperdício de materiais em até 85%. Características que foram essenciais para a criação rápida de hospitais de campanha.

Para saber tudo sobre o projeto Construção 2030 e quais são os desafios da área de inovação, continue lendo o artigo!

O que é a Construção 2030?

A Construção 2030 é um projeto criado pela CBIC em parceria com o Senai. Seu propósito é analisar o futuro da construção civil no cenário mundial e traçar soluções para as construtoras do Brasil acompanharem esse mercado. 

Dessa forma, o projeto serve como uma referência, onde os empresários que desejam inovar podem consultar as informações. Para isso, a CBIC avalia o desenvolvimento das movimentações do setor e como as tendências atuais podem impactar o futuro da construção civil. 

Assim, oferece ferramentas que apoiam o processo de modernização. Todos os dados analisados nas pesquisas podem ser consultados no site da CBIC.

Esta página é voltada para concentrar todas as informações sobre o projeto. Ali podem ser encontradas diversas tendências e recursos para resolver os problemas existentes na construção civil.

Desafios na área de inovação

Apesar de ter forçado certa digitalização, a pandemia também trouxe diversos desafios. As expectativas do setor tiveram que ser completamente recalculadas. Isso fez com que o cenário futuro precisasse ser reanalisado.

Fatores como a falta de insumos e mão de obra qualificada demanda, a necessidade de economizar recursos naturais e o déficit habitacional são desafiantes e obrigam os construtores a se atualizarem. Exigindo construções mais rápidas e com menos desperdício de insumos.

É neste contexto que as construções modulares vem ganhando destaque. Além de gerar menos custos para a construtora, resultam em um trabalho mais rápido e com a mesma qualidade. Porém garantindo atividades menos insalubres para os colaboradores e menos desperdício de materiais.

Debatendo o futuro da construção civil

As inovações para o setor da construção não param de surgir, a inteligência artificial permite criação de casas inteligentes, com sensores que regulam a temperatura e climatizam o local antes do proprietário chegar. Óculos de realidade aumentada permitem que o gestor monitore a obra de qualquer lugar do mundo. 

Além disso, termos como BIM, internet 5G, Metaverso e construções verdes estão se tornando cada vez mais discutidos. Com  isso, a caminhada para a chamada “construção 5.0 está sendo acelerada.

O projeto Construção 2030 tem como intuito repensar os insumos, maquinário e processos utilizados nos dias atuais e entender o que pode ser melhorado. Além disso, investir na capacitação dos profissionais é um tópico fundamental. Segundo a CBIC, hoje mais de 11 milhões de pessoas trabalham no setor, mas essa mão de obra precisa ser capacitada para enfrentar os desafios do futuro. 

Também é preciso debater quais são os desafios do dias atuais, o que está impactando para que aconteçam e quanto as construtoras se disponibilizam a investir para resolver esse problema.

Criação de mentalidade digital

O primeiro passo é criar uma mentalidade digital entre os profissionais. O setor da construção costuma ser menos adepto à tecnologias, porém está se tornando praticamente obrigatório focar nessa transformação.

Por fim, temos visto que as inovações na área da construção civil já estão em campo há um tempo, e para se adequar a este contexto, uma dica é apostar em um software de gestão do canteiro. 

Com essa solução, é possível automatizar diversas atividades do canteiro e monitorar os dados em tempo real, com auxílio de dispositivos móveis. Conheça os benefícios que o software Mobuss Construção pode entregar para sua rotina. 

Texto assinado por: Aloisio Arbegaus, diretor comercial do Mobuss Construção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse nossos materiais educativos sobre construção