Hoje em dia, a meta de qualquer engenheiro é desenvolver seu trabalho de forma organizada e detalhada, otimizando custos e prazos e fazendo o acompanhamento físico de cada obra. Sabe-se que a maioria das construtoras assumem obras simultaneamente, em localidades muitas vezes bem distintas. Isso gera uma demanda enorme por integrar as informações e as atividades que acorrem nessas obras com as outras áreas da construtora, como o escritório, a engenharia por exemplo, é nessa hora que a tecnologia auxilia as empresas. A tecnologia do Mobuss Construção pode auxiliar a gestão das suas obras, saiba como a seguir.
O que ocorre na maioria das vezes é que os processos de comunicação e atualização de informações entre as obras e as áreas de projeto e administrativas são manuais: na base do papel ou arquivos em Excel, como é o caso das áreas de qualidade, apontamento da produtividade e segurança do trabalho (Controle de entrega de EPI, Documentações Trabalhistas, Reunião de Segurança)
A integração dos diversos canteiros de obra da construtora com o escritório de projetos e área administrativa através da mobilidade receberá essas informações em tempo real.
Mobilidade significa agilidade
A nuvem de dados já percorreu um longo caminho e finalmente entrou no ramo da construção. Longe vão os dias em que os relatórios eram criados somente após o dia de trabalho. Em vez disso, estagiários e técnicos agora podem usar a tecnologia do Mobuss Construção para coletar as informações do canteiro de obra com ou sem acesso à internet, assim possibilitando a diretoria e a engenharia da construtora gerar vários tipos de relatórios e indicadores em tempo real para acompanhar o desempenho das equipes em campo, alem dos custos do projeto e possíveis atrasos.
A tecnologia do Mobuss Construção pode auxiliar os gerentes a preverem eventuais correções necessárias, a fim de tomar medidas imediatas e manter os projetos no prazo e dentro do orçamento. Todos os membros da equipe terão acesso a informações do Portal do Mobuss Construção, seja no campo ou no escritório. O dispositivo móvel serve para capturar todas as informações realizadas em campo que permite agilizar a criação de relatórios diários no portal.
Estudos comprovam que a realidade em países como EUA já estão usufruindo dessas ferramentas para melhorar a gestão, no Brasil cerca de 90% do que é informatizado nas construtoras são sistemas de retaguarda (escritório) e não no campo, onde necessita de um maior controle pois mais de 75% dos custos das construtoras estão no Canteiro de Obras.
Essa realidade é diferente em outros países, veja:
Fonte – http://bradleybim.com/2013/12/18/download-mcgraw-hill-smartmarket-report-information-mobility-bim
SMART MARKET REPORT
Informações de mobilidade nas obras
- Pesquisa considera a evolução nos dois últimos anos do setor;
- 300 empresas americanas participantes entre construtoras e especializadas em serviços.
Resultados Obtidos
- 76% reportaram melhor colaboração entre o time do projeto;
- 68% reportaram melhoria de produtividade;
- Entre 20% e 25% dos participantes da pesquisa relataram melhorias em prazo, custo e ROI.
Ganhos médios
- Redução de prazo em 8,8%
- Redução de custo em 9,6%
- Crescimento do ROI em 2%
Com a tecnologia do Mobuss Construção sua construtora pode se beneficiar com a redução de tempo e diminuir bruscamente os retrabalhos, além de outros fatores como:
- Tornar o trabalho mais ágil com o uso da mobilidade através do acesso as informações de qualquer hora e lugar, garantindo uma tomada de decisão mais assertiva;
- obter informações precisas oriundas do canteiro de obras em tempo real;
- possuir cronograma físico-financeiro que reflita em 100% a situação das obras;
- ter o escritório de projetos conectado com o canteiro de obras;
Exemplo de Painel Gerencial do Mobuss Construção
- exportar e importar orçamentos, que facilita a implantação do sistema e evita a perda de dados durante o processo de migração de dados dos orçamentos de obras anteriores ou mesmo integração com ERPs ou sistemas legados
- automatizar atividades, como apontamentos de mão de obra o que reduz a possibilidade de erros operacionais e retrabalhos.
Exemplo de Painel Gerencial do Mobuss Construção
- Facilidade e agilidade em analisar o custo da mão-de-obra;
- Indicadores pré-formatados, configuráveis e flexíveis para a tomada de decisão.
- elimina a necessidade do papel assim ajudando na sustentabilidade das construtoras e podendo trabalhar diretamente do canteiro de obra offline.
Exemplo de Painel Gerencial do Mobuss Construção
Para a qualidade, é preciso que as pessoas entendam porque trabalham de determinada forma e porque usam determinada documentação. Diante disso, é fundamental aplicar o Sistema de Gestão da Qualidade de forma simples e produtiva.
A área da qualidade também pode se beneficiar com as soluções especializadas do Mobuss Construção para facilitar a aplicação das FVS (Ficha de verificação de Serviços), FVM (Ficha de verificação de Materiais) isso acontece com base nas informações coletadas na obra e registradas através do Mobuss Construção, onde a qualidade pode a partir daí:
- avaliar e pontuar a qualidade dos materiais recebidos
- acompanhar indicadores
- contribuir nas auditorias através da padronização dos processos da empresa ISO 9001, ISO 14001, ISO 18001 e PBQP-h
- extrair relatórios em tempo real sobre quaisquer informações por obras ou todas as obras de forma agrupada.
Sem dúvidas a tecnologia veio para apoiar as empresas na busca por resultados, tornando a gestão mais eficiente e ágil. Gostaria de saber mais sobre o assunto? Então entre em contato conosco e fique por dentro de tudo que a Mobuss Construção tem para oferecer!
Escrito por: Sergio Magalhães Leite de Sá – Gerente de Contas do Mobuss Construção