O simples controle das operações via tablet permite um acompanhamento preciso do dia a dia da obra, evitando que erros sejam constatados somente no momento da entrega das chaves do imóvel.
Retrabalho, desperdício de materiais, atrasos e falta de controle das atividades. Estes são problemas comuns nos canteiros de obras, enfrentados por diversas construtoras. Ciente da necessidade de aumentar os níveis de satisfação de seus clientes e de produtividade, a Frechal, localizada em Blumenau, decidiu que era o momento de introduzir uma solução tecnológica em seu dia a dia para mudar essa situação.
Sua maior necessidade era gerir informações com eficácia. Por isso, no final de 2013, a Frechal implementou o módulo de Qualidade da solução Mobuss Construção, desenvolvida pela Teclógica – especialista em gestão de processos de TI e negócios. A aplicação trouxe acesso via internet às especificações da obra, além de controle remoto das operações pelo uso de tablets.
Logo de início, a Frechal constatou melhorias. Por meio da solução, diversos aspectos passaram a ser analisados de forma mais precisa, como o uso do gesso, do piso e da cerâmica nos apartamentos. O estabelecimento de um cronograma eficaz passou a evitar que irregularidades fossem percebidas somente na hora da entrega das chaves para o cliente.
“Durante a vistoria, o funcionário usa o software para avaliar a obra e, na sequência, agendar a data de eventuais consertos. Daí, os relatórios são passados para pedreiros e serventes,que executam as tarefas”, conta Silvia Peixer, gerente de engenharia da construtora.Um exemplo de economia inteligente foi constatado na atividade de reboco interno, em que o problema foi reduzido em até 70%.
Um dos maiores desafios para a implementação foi a chegada de uma tecnologia tão diferente entre colaboradores que, até então pouco familiarizados com tablets, só utilizavam papel e caneta no dia a dia. “No início houve certa resistência, então foi preciso convencê-los de que o sistema era produtivo”, relata.
A experiência positiva fez com que em fevereiro de 2014 a Frechal implementasse mais um módulo, o Assistência Técnica.“Sua primeira vantagem foi o aumento da confiança do cliente durante vistorias e apresentações, que passou a ter a certeza de que iria receber o retorno de seu investimento. A segunda foi o fácil acesso ao histórico da obra e aos seus indicadores”, explica a gerente.
Para a gestora, além de todos os aspectos acima citados a solução possui outros diferenciais que facilitam a tomada de decisão e a rapidez nas ações, como o GPS integrado. Com ele é possível controlar e gerenciar a equipe e os processos à distância, do próprio escritório, sem necessidade de visita física ao canteiro. “Posso checar se fizeram inspeção de serviço e qualidade, se houve ou não conformidade, quantos apartamentos foram vistoriados no dia etc”. Outro aspecto relevante da solução é a percepção da eficácia e qualidade dos fornecedores, tanto de materiais como de mão de obra.
A empresa prevê usar o módulo Qualidade em todos os seus empreendimentos até o final de 2014. “O Mobuss trouxe a mentalidade do ‘fazer certo’ na primeira tentativa. O maior ganho para a Frechal foi essa cultura da qualidade, já que o retrabalho pode custar até cinco vezes o valor da obra”, conclui.
Confira no vídeo o depoimento da engenheira Silvia Peixer da Frechal: