Uma das principais preocupações das construtoras está relacionada com o controle de qualidade na execução de seus projetos. Isso porque, periodicamente, as empresas passam por auditorias que avaliam e inspecionam a rotina, a fim de obter ou revalidar certificações como ISO ou Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H).
Para garantir uma boa avaliação e a manutenção desse tipo de validação, é fundamental que a construtora conte com uma gestão bem estruturada que verifique a qualidade de sua atuação e controle periodicamente as ações realizadas. É para isso que ocorrem as auditorias de processos internos, que podem ser realizadas pela própria equipe.
Desenvolvido para agilizar, controlar e gerir as informações desses processos, o módulo de Qualidade do Mobuss Construção facilita a rotina das auditorias internas. Veja quatro facilidades que a solução vai trazer para o seu canteiro:
1 – Controle efetivo das evidências:
Através do sistema, os profissionais registram não só as questões previstas nos formulários de inspeção, mas podem enriquecê-los com fotos ou vídeos. Estas evidências auxiliam também nas auditorias de órgãos de certificação, apontando a eficácia do programa interno de qualidade e as boas práticas adotadas pela empresa.
Com os dados registrados, os gestores poderão realizar um trabalho proativo em relação à estruturação de equipes e trabalhos, resolvendo problemas relacionados ao controle de qualidade. As evidências colhidas em campo periodicamente auxiliam na verificação dos resultados das ações tomadas e como o setor de qualidade tem melhorado a rotina da construtora.
2 – Otimização de tempo e trabalho
O Mobuss Construção também acaba com a necessidade de coleta manual de dados, e posterior digitação em planilhas ou outros sistemas. Esse retrabalho eleva os custos envolvidos neste processo e prejudica a produtividade da equipe, que passa a ser mais eficiente quando utiliza o sistema, que é 100% online, acessível mesmo em ambiente sem conexão com a rede e ainda pode ser integrado ao ERP da construtora. A confiabilidade das informações também é um ganho importante, já que não há chance de erro no momento do repasse dos dados.
3 – Parametrização de acordo com a necessidade da empresa
Os formulários referentes às auditorias de processos internos – sejam elas de processo, produto, serviço ou equipe – são totalmente personalizados. A construtora pode definir o que gostaria de avaliar, separando os dados por seções e itens, e conferindo diferentes pesos nas notas que serão cadastradas. Tudo isso auxilia para que a equipe de qualidade consiga definir as melhores práticas. Uma empresa que tem em seus valores, por exemplo, o cuidado com a segurança dos colaboradores, pode aplicar um peso maior no controle do uso de EPI’s e na segurança dos trabalhadores.
4 – Penalização de notas em caso de reincidência
Uma das questões mais importantes no que diz respeito à gestão da qualidade é a garantia de que há melhorias ocorrendo no processo. Por isso, o Mobuss Construção permite que haja penalização no caso de reincidência de problemas verificados em auditorias de processos internos anteriores. Isso faz com que a equipe esteja mais atenta para a resolução de problemas e os gestores consigam avaliar o que está ou não sendo eficaz no processo. As notas recebidas, acessadas facilmente no painel da solução, podem ser conferidas e comparadas, inclusive por filtros como obras, serviços, ou insumos.
Foi através desse tipo de controle que a Construtora Baliza de São Leopoldo, Rio Grande do Sul conseguiu aumentar o índice de qualidade de suas obras. Na segunda auditoria interna realizada com o suporte do Mobuss Construção, a empresa alcançou indicadores de conformidade entre 93% e 95%.
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Escrito por: Sílvio José Etges – Gerente de Produtos da Teclógica