15 problemas que a sua empresa pode resolver adotando o Mobuss Construção – Software para construtoras

Além de todo o processo de gestão de uma obra, as construtoras brasileiras enfrentam uma série de desafios que vão desde a logística de insumos até o cumprimento das normas previstas em lei. Muitas dessas situações podem ser resolvidas com um bom software para construtoras, como o Mobuss Construção, com módulos integrados  que abrangem diferentes frentes de trabalho no setor e traz ainda a mobilidade, garantindo agilidade na coleta e envio de dados.

Hoje destacamos 15 problemas que a sua construtora pode resolver ao adotar o Mobuss Construção. Confira e saiba como deixar a rotina dos negócios mais prática, ágil e segura com um software para construtoras!

Insumos e fornecedores

Começamos falando de uma questão extremamente desafiadora para os gestores de empresas de construção. Muitas situações em relação às obras acabam envolvendo terceiros e o Mobuss traz opções para identificar e tratar esses problemas.

1 – Falta de controle de fornecedores

Você sabe quem são os fornecedores da construtora, quais os mais importantes e como funcionam as entregas dentro dos prazos estabelecidos?

Com o Mobuss – software para construtoras, os registros podem ser atualizados sempre que necessário, e acessados no próprio canteiro. Dados e observação em relação ao serviço prestado pelos fornecedores, situação das entregas e outras questões podem ser avaliadas, revisadas e consultadas através dos dispositivos móveis.

2 – Insumos que causam problemas

Através dos módulos de Assistência Técnica e Qualidade, as empresas usuárias do Mobuss – software para construtoras, podem relatar problemas recorrentes com determinado insumo, identificando assim quais os principais causadores de problemas no empreendimento. Pode ser a esquadria, o gesso, o piso.

Ao contar com uma visão global dos registros, o gestor consegue apontar quais os produtos que causaram mais custos (má qualidade do material e do serviço ou demora na entrega, por exemplo) e quem é o fornecedor responsável por eles, podendo até mesmo avaliar a possibilidade da troca do parceiro no próximo projeto.

Ações relacionadas à equipe e ao controle da obra

Além de cumprir a legislação trabalhista, as construtoras precisam garantir a segurança da equipe e concomitantemente organizar o processo de trabalho no canteiro de obras. Com o Mobuss, a disposição das equipes em determinados setores da obra e a logística envolvendo o dia a dia da rotina são controladas efetivamente. Veja:

3 – Controle da segurança e atuação das equipes

Módulo de Segurança do Mobuss Construção garante o registro dos treinamentos, entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e demais controles do efetivo nas obras, garantindo que a empresa esteja cumprindo questões exigidas pela legislação trabalhista.

A coleta de assinaturas da equipe, confirmando que recebeu os devidos equipamentos, bem como registrando o horário em que acessaram a obra, também ocorrem através da solução.

4 – Mensurando a produtividade

Você sabe de quantos profissionais precisa para cada fase da construção de um empreendimento? Como pode aproveitar melhor a equipe disponível e se há mão de obra obsoleta?

O Módulo de Apontamento permite que a empresa controle não só o desempenho dos serviços, mas também o aproveitamento dos insumos e o fluxo das atividades. Pode ainda analisar a eficiência dos equipamentos utilizados e criar indicadores de performance conforme a necessidade da empresa.  O acompanhamento e melhoria do rendimento das equipes foi uma das vantagens que a TBSA percebeu ao incorporar o Mobuss Construção na companhia.

5 – Controle de serviços

Através do Mobuss Construção, os gestores  conseguem classificar as ações executadas no canteiro de obras e mensurar os custos de cada uma delas. Com os dados em mãos, podem realizar ações para redução de custos.

Há a possibilidade, por exemplo de mensurar os serviços produtivos (aqueles necessários e comuns no canteiro, como o colocação do piso), improdutivos (quando há a necessidade de limpeza, transporte de material ou outra atividade que resulte de um serviço produtivo) e contributórios, ou seja, aquelas ações que contribuem para a execução de um serviço produtivo, como a montagem de andaimes.

Coleta de indicadores e tomada de decisão

6 – Retrabalho na coleta de dados

Sem um sistema que atua on e off-line, como o Mobuss Construção, os dados e informações no campo são anotados em papel, podendo se perder ou ocorrer registro errado das informações. Além disso, quando a equipe retorna ao escritório, precisa repassar manualmente para o sistema as informações colhidas no canteiro.

Economia de tempo, fim do uso de papel e confiabilidade das informações são as vantagens que um software para construtoras traz para acabar com esse problema. Não tem 3G no local onde a equipe está trabalhando? Não tem problema. O registro nos módulos pode ser feito de forma off-line e assim que o equipamento captar sinal de internet envia automaticamente os dados para a base da companhia.

7 – Falta de indicadores

Além do desempenho, outras questões dificultam a vida dos gestores. A maioria deles não conta com indicadores de custo e efetivo, fazendo com que o planejamento nem sempre seja confiável. Os valores investidos em uma obra acabam extrapolando o orçamento inicial, prejudicando todo o andamento da construtora.

Com os indicadores do Mobuss Construção é possível analisar de maneira organizada, clara e simples, quais foram os gargalos daquela obra para que não se repitam.

8 – Demora na tomada de decisão

Essa é uma consequência comum quando há falta de indicadores. Os gestores não possuem dados suficientes para realizarem os próximos passos de um projeto e a demora na chegada das informações do canteiro de obras dificulta a ação assertiva. No Mobuss Construção, as informações são, além de confiáveis, transmitidas rapidamente para a central. De lá, o engenheiro responsável ou o gestor da companhia analisa e cria novas ações para o trabalho como um todo.

9 – Atualização de registros necessários para fornecedor

Documentos como contrato social ou negativas de débitos das empreiteiras precisam ser arquivados confiavelmente. Caso isso não ocorra, essa questão pode ser levada até o âmbito jurídico. A construtora é corresponsável pelos profissionais que estejam atuando no canteiro e precisa se assegurar de que os direitos trabalhistas ou a segurança de cada um deles esteja sendo cumprida.

O novo Módulo de Registros do Mobuss Construção facilita a gestão desses registros, garantido o fácil acesso, consulta e atualização das informações, bem como apoiando a contratação de terceiros com mais segurança e transparência. O mesmo benefício se aplica para profissionais internos, que devem estar com treinamentos e demais documentações trabalhistas em dia, para então terem acesso à obra.

Inspeção de obras, entrega de chaves e assistência técnica: relação mais próxima com os clientes

10 – Falta de uma visão global das pendências

Dados e setores não integrados são um problema comum na área de construção. Na hora da vistoria, o técnico responsável e o cliente identificam certas inconformidades que precisam ser resolvidas antes da entrega final das chaves. O mesmo ocorre após a entrega, durante o período de garantia do imóvel. Porém, a falta de comunicação efetiva com a área de manutenção dificulta a realização dessas ações.

O Mobuss Construção traz uma visão global e integrada dessas informações. No Módulo de Assistência Técnica, por exemplo, a equipe consegue ver a data de registro dos chamados, a natureza dele, o tempo de espera para resolução e uma reincidência.

Tudo isso facilita a gestão da equipe de reparos, que passa a trabalhar de forma otimizada, consultando ainda no imóvel se há outras inconformidades que podem ser resolvidas, sem a necessidade de um novo deslocamento.

11 – Falta de controle sobre as inspeções já realizadas

Quantos reparos foram realizados em determinado empreendimento no último mês? As garantias dos imóveis ainda estão vigentes? O que foi apontado na inspeção e em quais locais ela já foi realizada?

Todas estas questões, que comumente se tornam dados desencontrados e dificultam a rotina das construtoras, podem ser geridos e consultados facilmente no Mobuss Construção. Além de evitar retrabalho, o sistema garante que a equipe tenha dados atualizados sobre as vistorias ou assistências técnicas realizadas.

12 – Demora na entrega das chaves

O relacionamento com o cliente é um problema comum na fase final de um empreendimento. Prazos extrapolados são recorrentes, principalmente no período entre a vistoria e a entrega final das chaves. Isso porque muitas construtoras não possuem uma visão global dos reparos que deverão ser feitos no imóvel antes do proprietário recebe-lo.

O Módulo de Vistoria e Entrega do Mobuss permite que a inspeção final seja feita pelo cliente junto com um consultor da construtora, facilitando o registro das inconformidades e garantindo mais agilidade na hora de resolvê-las. Aqui, o sistema evita retrabalho, com a mesma equipe tendo que intervir na obra duas vezes, porque uma anotação foi esquecida, por exemplo. É assim que a Embraed atua.

Documentação

13 – Falta de gestão de documentos

O Mobuss Construção disponibiliza um módulo específico para este trabalho. Em boa parte dos canteiros, as normativas relacionadas à qualidade são utilizadas apenas em papel, dificultando o acesso ao conteúdo. Muitos destes documentos acabam danificados durante a obra, um problema que não ocorre com o uso do sistema.

As normas de qualidade ISO exigem documentações sempre atualizadas em relação aos processos de qualidade. O Mobuss Construção – Software  para construtoras garante que essas informações estejam sempre disponíveis e com versões corretas para todas as áreas, evitando não conformidades em caso de auditoria.

14 – Falta de controle de documentos de múltiplas obras

Construtoras de médio e grande porte geralmente trabalham simultaneamente em diversas obras. Em cada uma delas existem documentações específicas, seja registros de fornecedores, dados sobre vistoria e entrega, processos de qualidade. Tudo isso precisa ser controlado individualmente para não gerar confusão e conflito de informações.

O Mobuss Construção permite que a empresa controle seus documentos de acordo com a obra, dando aos processos mais confiabilidade e clareza. O profissional pode registrar os dados em uma obra e não em todas com apenas alguns cliques.

15 – Diferentes canais de informação e desencontro de dados

Além da anotação em papel, um problema recorrente no setor da construção é o desencontro de informações, já que muitas empresas usam mais de um software. Dessa forma, nem sempre os setores conseguem acessar informações relevantes para o seu trabalho, que foram registrados em outro departamento.

Como o Mobuss Construção pode ser integrado a ERPs, a construtora terá a certeza de que os dados da obra poderão ser consultados no escritório, no sistema de gestão já existente. Além disso, os diferentes módulos oferecidos pela solução também são integrados.

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