Os sistemas de gestão são utilizados para identificar e corrigir ineficiências nos processos de construção. O sucesso dele, depende da definição de objetivos, da manutenção do programa e da medição dos resultados. Por isso, é muito importante utilizar os indicadores de desempenho na construção.
Para garantir que esses pontos sejam atingidos, foi criada a certificação ISO 9001, que certifica um sistema de gestão da qualidade, permitindo que as empresas monitorem seu desempenho e caminhem na direção da melhoria contínua.
Preparamos este post para te ajudar a entender como utilizar os indicadores de desempenho na construção. Continue sua leitura e confira!
O que são indicadores de desempenho na construção?
Por definição, os indicadores de desempenho na construção traduzem a performance da empresa em números e dados que podem ser facilmente analisados. Eles permitem ainda uma comparação entre o que estava planejado e o que foi alcançado.
A escolha dos indicadores e metas é o primeiro passo de um planejamento de qualidade. Por isso, as informações são fundamentais tanto na implementação, quando na certificação da ISO 9001 no contexto da construção.
Afinal, dados qualitativos podem não apresentar uma visão geral sobre o desempenho dos processos que são exigidos para um sistema de gestão de qualidade. Os indicadores de desempenho na construção, portanto, apresentam grande importância neste sentido.
Qual é a relação entre a certificação ISO 9001 e os indicadores de desempenho na construção?
As normas estabelecidas pela ISO 9001 geram um controle mais rigoroso a todos os processos do negócio, desde os administrativos até os construtivos. É, portanto, realizada uma otimização de ponta a ponta — no planejamento da obra, na capacitação e no treinamento dos colaboradores, na escolha dos materiais e, até mesmo, nos processos de compra e venda do imóvel.
Com isso, observando a sua certificação ISO 9001, o seu cliente poderá saber da idoneidade da sua empresa e, também, garantir que há confiabilidade no projeto para sua conclusão com a qualidade contratada.
Por fim, a ISO 9001 ainda garante que o projeto cumpra o que foi acordado com o cliente, evitando que a entrega fuja do prazo estimado ou que fique diferente do planejado.
Quais são os benefícios de aplicar indicadores de desempenho na construção?
Implementar um sistema de qualidade é uma atitude benéfica para empresas de todos os segmentos. Dessa forma, a certificação promove a melhoria contínua de processos e assegura boas práticas de gestão, de planejamento e de relacionamento, tanto dentro da empresa quanto na sua relação com clientes e fornecedores.
Através dos benefícios proporcionados, o segmento da construção pode reduzir custos, melhorar resultados e obter reconhecimento. Como é possível verificar neste estudo de caso, que a construtora atingiu crescimento de 34% com o apoio da certificação.
Como escolher indicadores de desempenho na construção?
A escolha dos indicadores de desempenho na construção para atender as normas estabelecidas pela série ISO 9001 precisa ser baseada principalmente na criticidade e na relevância dos processos:
- De onde vem a maioria das reclamações que eu recebo? Tenho feito muitas modificações no projeto original? A qualidade da construção e dos materiais é inadequada? Há muito atrasos nas obras?
- Quais processos influenciam mais nos meus resultados? Falta padronização nos meus processos dentro do canteiro? Gasto muito tempo e dinheiro devido à ineficiência dos meus processos de acabamento?
- O que é mais importante para meus clientes? Eles desejam seus projetos entregues sem atraso? Querem uma melhor comunicação da empresa durante a execução da obra? Eles têm encontrado muitas inconformidades entre o projeto e o produto entregue?
Não se esqueça de que um planejamento eficiente começa pelo mapeamento dos processos e das etapas de trabalho, a escolha de indicadores de desempenho de qualidade é o que auxilia no cumprimento da normas ISO 9001.
Os indicadores de desempenho na construção devem servir como guia para alcançar a melhoria. Tão importante quanto medir os resultados é analisar as causas das deficiências e identificar oportunidades de melhoria, conforme orienta a certificação ISO 9001.
Com os indicadores fica mais descomplicado garantir que o projeto cumpra o que foi acordado com o cliente. Assim, sua empresa caminha para excelência e se destaca nesse mercado cada vez mais concorrido.
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