Depois da construção civil passar por uma boa época no mercado, os últimos meses comprometeram o setor por conta da instabilidade econômica. Mas este cenário está para mudar. Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o índice de confiança da construção voltou a subir no mês de julho, demonstrando que o setor está dando os primeiros passos na retomada da crise.
E se para alguns a retração é sinônimo de problemas, para outros pode ser o início de uma nova era. É a oportunidade de rever conceitos, se atualizar e ver isso tudo como um desafio, que dará a quem o superar ainda mais qualificação e respeito diante do concorrido mercado.
Para a sua construtora alçar voos ainda mais altos, crescer com qualidade e com o auxilio da tecnologia é a chave para o sucesso. Para isso, vamos conferir a seguir algumas dicas para otimizar os processos construtivos:
Setor Comercial: maior organização e foco
Organização e foco são palavras-chave para o setor comercial de uma construtora. Unificar as reservas e garantir que unidades não sejam negociadas simultaneamente por diferentes membros da equipe pode evitar muitas dores de cabeça, assim como acompanhar de forma sempre atualizada o desempenho de cada corretor e empreendimento.
Visando os clientes, é interessante dar-lhes algumas facilidades para que sintam-se mais à vontade de negociar com a sua empresa, como a possibilidade de acompanhar o desenvolvimento da obra, adquirir informações e serviços online.
Setor de compras e financeiro: o poder de saber negociar
Garantir bons descontos com seus fornecedores, prazos de entrega de acordo com a necessidade da obra e qualidade no relacionamento nem sempre é uma tarefa fácil. Mas quem tem um bom controle sabe exatamente quando precisa comprar, e a que preço e prazo necessita tal item, analisando com exatidão sua necessidade.
É preciso analisar também os detalhes no momento das compras. Uma boa estratégia de compras, aliada a um controle eficaz do estoque, a fim de garantir a compatibilidade com a demanda esperada, pode se tornar uma excelente alternativa para garantir uma vantagem competitiva dentro do mercado.
Outro fator importante para o andamento adequado dos empreendimentos é a organização no setor financeiro. Com os altos índices de inadimplência nos mais diversos setores da economia, possuir um controle eficaz das receitas é importante para manter o controle de fluxo de caixa da empresa. Além disso, essa ação auxiliará na elaboração de estratégias de negócios mais efetivas.
A engenharia da construção
O papel da equipe de engenharia é dar dinamismo à construção atendendo aos prazos estabelecidos e garantindo a qualidade do serviço. Mas em meio a tantas tarefas e imprevistos, o desafio é fazer com que tudo saia como o planejado.
Para isso, o apoio tecnológico é imprescindível no setor. Com um software de gestão de obras, o controle em tempo real auxilia e muito nas tarefas que necessitam de checagem rápida, como controle da produtividade, custos, prazos e demais fatores envolvidos.
A inovação e a tecnologia são fatores imprescindíveis para uma construtora crescer com qualidade, garantindo inovações, muitas vezes não apenas dentro da empresa, mas no setor como um todo, melhorando os processos e atendendo as exigências dos clientes cada dia com mais agilidade e qualidade – sem esquecer é claro, da sua rentabilidade.
Se gostou da ideia e deseja saber mais sobre qualidade e tecnologia na industria da construção? Não deixe de assinar a nossa newsletter para manter-se sempre atualizado!
Link permanente
Link permanente
Ótimo artigo. Gostei muito dessa parte: “Outro fator importante para o andamento adequado dos empreendimentos é a organização no setor financeiro. Com os altos índices de inadimplência nos mais diversos setores da economia, possuir um controle eficaz das receitas é importante para manter o controle de fluxo de caixa da empresa. Além disso, essa ação auxiliará na elaboração de estratégias de negócios mais efetivas.”
Realmente é conveniente saber que a parte financeira de um negócio é tão importante quanto saber lidar com a parte técnica. Isso também vale quando o assunto se trata de planejamento tributário. Caso não tiver uma boa estruturação o governo irá tomar boa parte do seu lucro.