Hoje em dia, toda e qualquer empresa ou atividade profissional tem se preocupado cada vez mais com a eficiência em manter bons relacionamentos e prestar um atendimento de excelência a seus clientes.
Esse, inclusive, tem sido um dos diversos fatores de atenção dos gestores de todas as áreas, especialmente a de empreendimentos, tendo eles o desafio constante de integrar equipes e informações a fim de sempre corresponder às demandas dos clientes.
Afinal, o cliente espera sempre ter um excelente atendimento e ter a certeza que suas solicitações serão resolvidas.
Neste cenário, o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) é um canal importante para a empresa, pois ele é o principal meio de contato dos clientes.
Dessa forma, desenvolver um sistema de SAC eficiente, integrado e que assegure o adequado preparo para atender bem os clientes é essencial.
Confira a seguir um pouco mais sobre tal importância e os benefícios que se pode extrair de um bom sistema de SAC para enriquecer a experiência de seu cliente com sua empresa.
A construção de credibilidade e vantagens competitivas
Garantir um bom relacionamento com o cliente pode ser o diferencial de qualquer empresa, sendo capaz de gerar confiança, autoridade e respeito. Atualmente, os clientes esperam isso de qualquer esfera, e não apenas dos meios tradicionais que conhecia.
No ramo de construções, um mercado que andou bastante aquecido, ir além de diferenciais nas obras e levar eficiência a todos os níveis, desde o de abordagem, como o de negociação e depois o de acompanhamento do cliente, é uma forma de obter maior destaque.
Os clientes que fazem este tipo de negócio querem comprar mais do que empreendimentos. Eles querem adquirir confiança.
E sua empresa deve responder a esta demanda. Um bom sistema de SAC, bem estruturado e estável para comportar o volume de solicitações e permitir o direcionamento das demandas, ajuda a conquistar isso: se o cliente não tem dificuldade para entrar em contato com o SAC da empresa, se ele é bem atendido, se do outro lado ele encontra profissionais habilidosos e preocupados com a questão levantada por ele, se o direcionamento da solicitação é feito prontamente e de forma adequada ao setor competente para agilizar as respostas e o retorno vem sem dificuldades, com certeza o cliente terá uma visão mais confiável de sua empresa.
Importante ter em mente que recuperar um relacionamento é algo altamente moroso e caro para as organizações, portanto investir em um excelente sistema de atendimento ao cliente ainda é a melhor escolha.
Alinhando o trabalho da empresa aos critérios dos clientes
Em nichos como o de construções, o relacionamento com o cliente deve ser sempre cuidadoso. Pode haver estigmas de outras experiências de mercado das quais os consumidores ouviram falar, como atraso nas entregas, gastos inesperados, falta do cumprimento de normas ou questões combinadas nos detalhes das obras, entre outros casos que os deixam, muitas vezes, receosos com qualquer empresa da qual irão adquirir um empreendimento. Por isso, ter um bom relacionamento e proporcionar uma boa experiência com o sistema de SAC é algo ainda mais importante.
Preparar a equipe que irá atender para que em todas as ações demonstrem os valores que a empresa prega, é crucial para que os clientes nunca deixem de dar crédito à marca. Se algo não condiz com o prometido, o relacionamento pode ser comprometido.
Da mesma forma, é necessário ser sensível às reclamações e/ou sugestões manifestas no SAC para compreender os desejos dos clientes e suas necessidades, adaptando a obra a isso, entregando-lhes um produto final que verdadeiramente atenda — ou, de preferência — supere as suas expectativas e exigências, o que trará inclusive boas referências e novas oportunidades de negócio.
Maior qualidade no atendimento através da integração do SAC
Um SAC eficiente consegue resolver melhor as demandas dos clientes, caso havendo reclamações, solucionando-as a tempo, repassando aos setores responsáveis o que é preciso fazer. Para isso, abrir espaço à inovação pode ser um grande diferencial: apostar em um sistema que garanta comunicação eficaz e mobilidade na obra permite ao gestor receber as demandas e encaminhá-las imediatamente à equipe envolvida em determina tarefa.
Além disso, possibilita também que o gestor acompanhe em tempo real o que acontece na obra e possa atualizar os clientes, informando-os precisamente do que está sendo feito ou atendido, inclusive quanto a prazos, baseado no andamento real dos projetos, garantindo assim a transparência e eficiência que eles almejam.
E então, sua empresa está atenta a isso? Como é feita a gestão de atendimento ao cliente na sua empresa? Quer conhecer mais de perto nossas soluções? Acesse nosso site. Caso ainda tenha dúvidas ou queira deixar seu questionamento, comente o post e participe da conversa.