No mercado competitivo atual, seguir princípios que garantam a qualidade de produtos e serviços é essencial. E no setor da construção civil, isso não pode ser diferente. As construtoras devem atentar-se ao elevado índice de não conformidade nas obras, principalmente na auditoria, uma vez que este requisito é essencial para que as características do produto final sejam positivas.
O fato de haver um número expressivo de falhas leva a crer que o sistema de gestão de qualidade seguido por algumas empresas, não tem alcançado o objetivo básico, que é a implementação efetiva do controle de processos.
A seguir, veja dicas para reduzir as não conformidades detectadas na fase de auditoria em uma obra:
Ofereça capacitação
Sem habilidades suficientes para realizar um serviço, a mão de obra acaba penalizando o canteiro de obras com não conformidades. Se um colaborador é designado para uma determinada tarefa, mas não sabe como realizá-la corretamente, isto afetará a qualidade final da construção, acarretando consequências como retrabalho, perda de tempo e recursos financeiros. Este aspecto pode ser superado com o oferecimento de treinamento para a equipe, inclusive para terceirizados, e não é necessário aguardar por uma auditoria para identificar. A capacitação profissional, além de ofertar conhecimento, também faz com que os colaboradores sintam-se valorizados e adquiram uma reação positiva em relação à construtora e suas atividades.
Inspecione materiais e serviços
É inquestionável a importância da inspeção e monitoramento de materiais e serviços no canteiro. A realização destes procedimentos atinge um ponto crítico referente à qualidade da obra, que segue as exigências contidas nos requisitos da NBR ISO 9001:2000. Eles permitem identificar problemas e deficiências no canteiro e, consequentemente, a avaliação de desempenho da construtora. E para registrar dados e informações, os gestores podem usar softwares para aplicativos móveis para executarem a inspeção de maneira eficiente e estabelecerem ações corretivas, visando a qualidade final do empreendimento.
Estabeleça critérios para escolher fornecedores
O processo de aquisição de materiais e contratação de serviços deve receber atenção especial, pois a qualidade final do empreendimento também está relacionada à qualificação dos fornecedores. Alguns, por terem uma infraestrutura pequena ou insuficiente, não conseguem atender um elevado número de aquisições processadas em um curto período de tempo. Isso resulta em atrasos na entrega de determinados materiais, o que pode acarretar diversos prejuízos no canteiro, como a paralisação da mão de obra, o prolongamento do tempo de finalização dos serviços e a geração de não conformidades que são identificadas na auditoria.
Para evitar esse problema, a construtora deve contatar, antes do início da construção, no mínimo três fornecedores. Faça uma verificação detalhada da qualidade, capacidade e tempo de entrega de cada um, além de buscar referências em outras empresas que já contrataram seus serviços. Caso haja uma aplicação de gesso em algumas semanas, por exemplo, o aplicativo pode alertar o departamento de suprimentos, garantindo assim a sua entrega e disponibilidade no tempo previsto.
Aplique ações preventivas
Muitas construtoras são penalizadas simplesmente por não eliminarem os potenciais geradores de não conformidades. Para evitá-las, é necessário identificar as causas, avaliá-las e determinar ações para sua prevenção. Com esse procedimento, que deve ser realizado nas fases iniciais do projeto, problemas futuros serão evitados no canteiro de obras e o número de não conformidades detectadas na auditoria será reduzido. Atualmente existem recursos tecnológicos que auxiliam na identificação desses gargalos, facilitando a tomada de decisão dos envolvidos.
O que você faz para reduzir o número de não conformidades detectadas na fase de auditoria? Quais procedimentos adotou para evitá-las? Compartilhe seus conhecimentos conosco nos comentários abaixo!