A gestão da qualidade da obra é uma das áreas primordiais para o gerenciamento de qualquer projeto de engenharia. Ela tem como foco alcançar a política de qualidade estipulada pela empresa e atender a todas as necessidades e especificações do cliente.
Garantir uma elevada qualidade em um canteiro não é um processo simples e exige o comprometimento e a participação de todos os envolvidos no projeto. Neste post vamos dar algumas dicas de como garantir a qualidade da obra e, dessa forma, atender até ao mais exigente dos clientes. Confira:
Gerenciamento da qualidade
Esse é o primeiro passo para garantir a qualidade da obra. Os processos envolvidos na gestão da qualidade visam assegurar que cada uma das fases seja concluída com a qualidade desejada, ou seja, cada uma das etapas precisa adequar-se perfeitamente aos requisitos de qualidade estabelecidos pela construtora e esperada pelo cliente.
O gerenciamento da qualidade da obra controla e monitora os resultados do canteiro, sendo um processo cíclico, de forma que o padrão de qualidade seja cada vez mais exigente, buscando sempre satisfação total. Essa gestão permite também a introdução de processos de melhoria contínua, buscando sempre aperfeiçoamento das técnicas, materiais e mão de obra utilizada.
Uma ferramenta muito útil e indicada para garantir a qualidade é o PDCA. O ciclo PDCA é um acrônimo do inglês Plan – Do – Check – Act, que significa Planejar – Fazer – Checar – Agir. Essa é uma metodologia utilizada para acompanhar e desenvolver melhorias contínuas para processos, implementar mudanças ou resolver falhas, permite controlar os processos e gerenciar as etapas dos processos.
Os benefícios da gestão da qualidade aplicada à construção civil são inúmeros. Podemos destacar: o aumento da produtividade, a redução de custos e desperdícios nos processos, redução nos custos com assistência técnica, satisfação dos clientes e uma melhor organização do canteiro.
Planejar a obra
O planejamento garante o cumprimento de prazos e entregas, assegura que os gastos não sejam extrapolados e garante que o padrão de qualidade estipulado seja alcançado. Mas não adianta planejar sem controlar. Todo planejamento deve ser constantemente monitorado, pois essa é a única maneira de assegurar-se do devido cumprimento de cada uma das fases da obra dentro do esperado.
Para saber mais sobre planejamento não deixe de ler o artigo Planejamento eficiente garante obra dentro do orçamento e aperfeiçoar os seus resultados.
Métodos para garantia e melhoria da qualidade da obra
Existem diversos métodos que visam assegurar a qualidade da sua empreitada. São procedimentos que buscam a melhoria contínua de processos e capacitação de mão de obra e metodologias de gerenciamento que visam aprimorar cada uma das fases.
Podemos citar algumas como: ISOs, que são orientações para melhoria da qualidade; TPM (Manutenção Produtiva Total), método japonês para evitar perdas, reduzir paradas de manutenção, otimizar processos e reduzir os custos globais da produção; Kaizen, proveniente do Japão e que significa melhoria contínua; Gestão da Qualidade Total, é uma estratégia de gestão que visa a incorporação de consciência da qualidade em todos os processos organizacionais; Seis Sigma, combina métodos de controle estatístico de processos, planejamento de experimentos; e FMEA, a análise do modo e efeito de falha de forma global.
Cada um desses diferentes métodos tem o mesmo objetivo: garantir elevada qualidade ao projeto ou processo. Os benefícios alcançados por eles são inúmeros, mas o principal é a satisfação total do cliente e, por consequência, melhorar a rentabilidade do seu negócio.
Para complementar a importância da qualidade da obra, veja também o post: como manter a credibilidade e a confiança dos clientes. E assista ao webinar sobre o Módulo de Qualidade do Mobuss Construção.
Quer aprimorar cada vez mais os seus processos? Não deixe de curtir a página da Mobuss Construção no Facebook e ficar por dentro das melhores dicas para a sua obra!