GPL Incorporadora investe em tecnologia no pós-obra


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A GPL Incorporadora, companhia nascida em Goiânia/GO, possui mais de 30 anos de experiência nas áreas de incorporação e construção. Em seu portfólio, conta com mais de 450 mil m2 entregues em seus empreendimentos, além de ser referência em obras de alto padrão.

Vale lembrar que para que as obras alcancem um nível de excelência, o trabalho da incorporadora não termina com a conclusão das atividades no canteiro. Também é fundamental ter um processo assertivo no pós-obra, dando atenção às demandas do cliente e utilizando os chamados de atendimento como pontos chave para melhoria contínua.

O compromisso com a satisfação dos consumidores é um fator respeitado na política de qualidade da GPL. Por isso, pensando na melhoria e otimização dos seus processos, em 2018 optou pelo uso de tecnologia na gestão do pós-obra.

A solução escolhida para a digitalização foi o Mobuss Construção. Mais precisamente, os Módulos voltados para Vistoria & Entrega e Assistência Técnica. Continue lendo o artigo e saiba tudo sobre a experiência da GPL Incorporadora e os benefícios que a tecnologia propiciou!

Como surgiu a necessidade da GPL Incorporadora?

A empresa, que conta com certificações ISO 9001 e PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat), tem como pilar a sustentabilidade, buscando trazer para seus empreendimentos soluções inteligentes, com menos impactos e mais benefícios ao meio ambiente.

Segundo Kamila Rhenara, Coordenadora de Qualidade da GPL, a demanda pelos módulos do Mobuss Construção aconteceu pela necessidade da transformação digital dos processos. 

“Queríamos melhorar o atendimento ao cliente nas fases de vistoria, entrega de chaves e pós-entrega, além de contar com um software que nos permitisse modelar cada etapa, conforme os padrões do Sistema de Gestão da Qualidade”, completa ela.

Vistorias automatizadas

Um dos principais motivos para a GPL Incorporadora adquirir o Módulo de Vistoria & Entrega foi centralizar todo o histórico do empreendimento, a fim de reduzir a logística de papel e planilhas na gestão das vistorias. Com ajuda de uma solução especializada, todas as informações ficam concentradas num único lugar, disponíveis para os envolvidos autorizados. 

Assim, a empresa garante que toda a equipe consulte dados atualizados e fique a par do que acontece na obra, evitando falhas de comunicação e retrabalhos causados por documentos obsoletos.

Segundo Georgia Medeiros, Analista de Engenharia da GPL Incorporadora, um dos principais benefícios observados é a visualização geral do andamento de cada etapa. No  painel de gerência são apresentados os indicadores de percentual de conclusão das fases, constando quais unidades estão agendadas e liberadas para vistoria ou entrega.

“Com o Mobuss Construção é possível fazer a gestão visual de conflitos de agendamento, a emissão de relatórios e a formalização do processo conforme os critérios da empresa. Também conseguimos elaborar os termos que o cliente irá assinar na vistoria e na entrega de chaves, personalizados conforme cada empreendimento, evitando assim, futuras reclamações do proprietário quanto ao que receberam”, complementa ela.

Assistência técnica integrada

Juntamente ao Módulo de Vistoria & Entrega, a empresa implantou o de Assistência Técnica, utilizado para organizar as solicitações, agendar visitas e acompanhar o atendimento pelo painel de operações.

Segundo Georgia, este Módulo ajudou a melhorar a gestão de atendimento e avaliação das solicitações realizadas pelo cliente após a entrega da unidade, deixando o processo mais dinâmico. 

“O sistema permite realizar uma pré-análise da solicitação e consequentemente notificar o cliente quanto ao recebimento. Mediante isso, conseguimos analisar de forma completa a solicitação e os registros do histórico de atendimento de todo o processo da unidade. Ficam claras questões como: prazos de garantia, procedência do reparo, histórico de agendamento e prestadores de serviço, e avaliação pós atendimento “, explica.

Quando questionada sobre as melhorias do departamento, Georgia conta que a plataforma Mobuss Construção auxiliou na logística de classificação das solicitações. “É possível planejar a alocação dos colaboradores e terceiros, datas e horários de visitas. Outro ponto muito importante é a integração com o Módulo de Vistoria & Entrega, que permite verificar se já houve ocorrências na unidade, em relação a solicitação enviada pelo cliente.”

Um fator decisivo para a escolha do Módulo de Assistência Técnica foi a segurança da informação, que fica centralizada e é consolidada com o histórico do empreendimento. “Esse controle resguarda tanto o cliente, quanto a construtora”, complementa Kamila.

Quais os benefícios percebidos pela GPL Incorporadora?

Em relação aos resultados pós-implantação, o uso do sistema permitiu a redução de, aproximadamente, 99% do uso de papéis. Isso porque, anteriormente, todos os termos de vistoria e pós-obra eram impressos para o cliente assinar, escaneados e inseridos no servidor. Agora, a equipe utiliza o acesso via web e tablet. 

Já falando sobre ganho de produtividade, as melhorias também são relevantes. “A plataforma reduziu uma média de 70% do tempo com relação ao reporte da conclusão de cada fase aos envolvidos, além da redução média de 90% da terceirização do processo de vistoria”, afirma Kamila.

A Coordenadora de Qualidade finaliza explicando que o custo da GPL Incorporadora com a plataforma é pequeno comparado a todos os valores de execução da obra, pós-obra e possíveis desgastes de comunicação com cliente.

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1 comentário


  1. Como foi gratificante participar desse artigo sobre os ‘Cases de Sucesso’ da Mobuss Construção.
    Obrigada pela oportunidade e mais uma vez dizer que o sistema é excelente e tem transformado os canteiros de obras.

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